SPS lança campanha Ceará de Todxs e celebra diversidade no Dia de Combate à LGBTfobia

20 de maio de 2019 - 10:17

Palco da celebração pelo Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, a Praça do Ferreira recebeu mais que o colorido característico de uma comunidade que resiste e batalha pelos seus direitos. Neste 17 de maio, a Praça foi o cenário do lançamento da Campanha “Ceará de Todxs”, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que reforça a importância da visibilidade e da luta pela defesa de direitos. “Hoje se inicia um Ceará de Todxs. Vamos nos acostumar a dizer todos os dias todxs, é assim que vamos construir um Ceará inclusivo, sem qualquer preconceito”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Para ela, pequenas ações cotidianas podem fazer muita diferença na construção de uma sociedade mais igual.

“Este é um dia importante e não deveria ser celebrado só hoje porque sofremos todos os dias, temos medo todos os dias. Infelizmente ainda temos a sensação de que, a qualquer momento, tudo pode acabar porque, lamentavelmente, o Brasil ainda é o país que mais mata LGBTs no mundo. Mas a gente persiste e estar aqui, estar com o Mães pela Diversidade e ter uma mãe que me acolhe e me apoia é fundamental”, afirma Vinícius de Vasconcelos, 18 anos. A mãe de Vinícius, Angela Marques, é militante do Coletivo Mães pela Diversidade e destaca a necessidade de dar visibilidade ao movimento LGBT. “Nossos filhos são cidadãos e têm direito de ser quem são. E nós estamos aqui reafirmando que estaremos sempre ao lado deles”, reforça.

A programação do Dia Mundial de Combate à LGBTfobia contou com Feira de Empreendedorismo LGBT, além de garantir ao público acesso ao Balcão Retifica Trans com orientações jurídicas para a mudança do nome e gênero na certidão de nascimento e instruções para a emissão do Número de Inscrição Social (NIS). Foram ofertados, ainda, serviços de emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e atualização cadastral junto à Receita Federal, além de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis. As ações foram realizadas em parceria com a coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), a Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM-CE, Rede Cuca e Caixa de Assistência de Advogados (CAACE).

Para a secretária-executiva de Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, o dia reforça um trabalho que acontece diariamente. “Muitas coisas estão acontecendo para garantir os direitos da população LGBT. Estamos trabalhando para a criação de um centro de referência e estamos na última fase da construção do ambulatório”, destaca.