Pessoa com deficiência: SPS oferta cursos gratuitos

3 de junho de 2019 - 14:04

O mês de junho começa com a realização de seis novos cursos de capacitação de jovens e adultos no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoa com Deficiência (Cepid), da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Nesta semana, mais 131 pessoas estarão em salas de aulas, divididos em cinco turmas de assistente administrativo, operador de vendas e serviços, recepcionista, de planilha eletrônica Excel e oficina de artesanato em biscuit.

Neste ano, a unidade realizou quatro cursos no primeiro quadrimestre, e já tem programada a execução de mais cinco e uma oficina de artigos natalinos para o segundo semestre de 2019. Os cursos se destinam a pessoas com ou sem deficiência. “O objetivo é promover a capacitação profissional, como formas de facilitar a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e de estimulá-los a abrir o próprio negócio”, destaca a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

Em agosto serão realizados cursos de design gráfico e uma oficina de produção de salgados; em setembro, novos cursos de recepcionista e repositor de mercadorias e, em outubro, cursos para operador de vendas e serviços e a oficina de artigos diversos para o Natal. Conforme explica Regina Tahim, os cursos acontecem nos períodos da manhã e à tarde e têm cargas horárias de 40 a 160 horas, dependendo da complexidade de cada grade curricular.

Paradesporto
Além da capacitação profissional, o Cepid também promove e incentiva a prática desportiva, com o objetivo de melhorar a saúde, elevar a autoestima, estimular a socialização de pessoas com deficiência, bem como preparar paratletas para competições locais, estaduais e nacionais. Até dezembro próximo, antecipa Regina Tahim, serão ofertadas quatro turmas de basquete em cadeira de rodas, quatro de natação, quatro de hidroginástica, uma de handebol, uma de tênis de quadra e outra de tênis de mesa, totalizando 15 cursos no semestre.
“Neste ano, nossas equipes já conquistaram 23 medalhas na Paraolimpíada do Ceará 2019 e 14 nos Jogos Paradesportivos de Fortaleza, totalizando 37 medalhas nas duas competições”, comemora Regina Tahim.

Informações:
O Cepid fica na rua Robert Kenedy, 128, Barra do Ceará. Informações: 3101.2723