Pedidos de indenização de ex-presos políticos serão julgados na próxima segunda

7 de junho de 2019 - 16:29

A ação ocorrerá na próxima segunda-feira (10), no auditório da Pasta. Na ocasião, o historiador Airton de Farias lançara o livro “Pavilhão Sete” – Presos Políticos na Ditadura Civil Militar

O Ceará vem investindo na reparação de danos aos ex-presos políticos e suas famílias. Na próxima segunda-feira (10), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, às 13h, debate para analisar pedidos de indenização de ex-presos políticos do Ceará. Na ocasião, o historiador Airton de Farias lança o livro Pavilhão Sete – Presos Políticos na Ditadura Civil Militar.

“A importância simbólica deste gesto de pedido de perdão é muito significativa para os ex-presos políticos e suas famílias, que durante muitos anos foram alijados pelos vizinhos, nas escolas, e em seus ambientes de trabalho. A política de reparação está além do valor financeiro, é muito representativa, no sentido de que é um pedido oficial de perdão do Estado, e vem legitimar a importância da Lei da Anistia”, explica Lúcia Alencar, orientadora de célula da Coordenadoria de Direitos Humanos da SPS.

Na mesma data, a Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou analisa os pedidos de indenização de três ex-presos políticos. Serão julgados os pedidos dos radialistas Eloi Telles e Dário Maia e do subtenente do Exército, Jamiro de Oliveira. Nos últimos quatro anos de gestão, o governador Camilo Santana destinou R$ 1,58 milhão de reais para o pagamento de indenização a ex-presos políticos cearenses.

Memória e Verdade
O livro Pavilhão Sete – Presos Políticos na Ditadura Civil Militar mostra os detalhes do cotidiano dos presos políticos cearenses nos anos 1970. Além das divisões que eram sustentadas entre os vários grupos dentro do cárcere. A obra aborda a resistência na cadeia e mostra a segregação entre presos “comuns” e políticos.

Serviço
Data:10 de junho
Horário: 13h
Local: Auditório da SPS, Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora