Técnicos do Cadastro Único são capacitados em ação da SPS e Ministério

13 de junho de 2019 - 16:33

Gestores e técnicos municipais cearenses estão reunidos em Fortaleza, para mais uma etapa da Capacitação de Instrutores dos Formulários do Cadastro Único. Promovido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com o MDS/Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), o curso objetiva a formação de multiplicadores para capacitar os entrevistadores e digitadores nos municípios.

Nesta semana, está sendo formada a terceira das seis turmas que serão capacitadas até o fim deste ano. Para Silvana Crispim, assistente social da Coordenação Estadual do Cadastro Único da SPS, esses cursos são essenciais para a qualificação dos cadastradores, lembrando que eles são os responsáveis pela identificação correta das famílias socialmente mais vulneráveis no Estado.

“O Cadastro Único é um instrumento essencial para formação da rede de beneficiários de programas sociais ofertados pelos governos federal e estadual, a exemplos do Bolsa Família, Erradicação do Trabalho Infantil, Cartão Mais Infância Ceará, CNH Social”, destaca Silvana Crispim. Nesse grupo estão, prioritariamente, famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou até três salários mínimos de renda mensal total.