Confira as datas do planejamento estratégico da SPS

21 de agosto de 2019 - 08:17

Quais as necessidades de cada política executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos e o que compete à pasta desenvolver? É com o objetivo de dar uma resposta a essas perguntas que o órgão inicia seu planejamento estratégico 2019-2022. A atividade, supervisionada pela Coordenadoria do Desenvolvimento Institucional (Codins), inicia no próximo dia 20 de agosto com a realização das oficinas focais.

Como explica Marcele Arruda, coordenadora de desenvolvimento institucional, a primeira fase vai definir as bases para que a Secretaria chegue à sua identidade organizacional. Ou seja, defina visão, missão e valores que irão nortear o trabalho de servidores e colaboradores. “Entre 20 de agosto e seis de setembro, realizaremos 13 oficinais focais, Nesse momento, vamos levantar as oportunidades estratégicas de cada uma das políticas públicas executadas nesta Secretaria”, observa.

Marcele Arruda acrescenta a importância de que o planejamento estratégico aconteça da forma mais colaborativa possível. É nesse sentido que todos – servidores, terceirizados e colaboradores em geral – participem das oficinas, ainda que não atuem diretamente com uma ou outra política. “As chamadas áreas-meio também irão compor a equipe de construção deste primeiro momento, com a participação de pelo menos um servidor ou colaborador em cada oficina, de forma que tenham a oportunidade de participar destes encontros”, pontua.

As oficinas focais irão reunir, no auditório da SPS, o maior número de servidores e colaboradores com atuação relevante e direta nas atividades desenvolvidas por suas respectivas áreas, e serão divididas conforme calendário abaixo. “Cabe a cada coordenador da política convidar sua equipe e os principais atores envolvidos na execução da mesma, considerando a quantidade de participantes previamente informada. Quanto às Assessorias e Coordenadorias de suporte (Assessoria de Programas e Projetos, Planejamento, Comunicação, Controle Interno, Jurídico, Financeiro, Administrativo, TI, Gestão de Pessoas, PROARES, Ouvidoria, dentre outros), solicitamos a gentileza de que os responsáveis organizem suas equipes de forma que todos os servidores, terceirizados e colaboradores tenham a oportunidade de participar destes momentos, adotando a premissa de que um bom planejamento estratégico deve ser participativo”, destaca o secretário de planejamento e gestão interna, Sandro Camilo.

A segunda fase do planejamento será a imersão, realizada com secretários e gestores da pasta, nos dias 23 e 24 de Setembro, na Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE). Na ocasião, serão apresentados os trabalhos gerados nas oficinas, bem como, a definição e consolidação das diretrizes que serão adotadas pela gestão no próximo quadriênio.

Confira aqui as datas das oficinas.