Agosto Memória e Verdade exibe filme Torre das Donzelas

26 de agosto de 2019 - 09:16

 

Para contar a história da luta das presas políticas no Brasil, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), exibe, na próxima quarta-feira (28), às 19h, no Cineteatro São Luiz, o documentário Torre das Donzelas. A programação faz parte do Agosto Memória e Verdade, que celebra os 40 anos da Lei da Anistia. Estarão presentes a diretora do filme, Suzanna Lira; a advogada e ex-conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e ex-presa política, Rita Sipahi e a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.

“Dentro da programação do Agosto Memória e Verdade, que celebra no próximo dia 28 de agosto, 40 anos de Lei da Anistia, estamos realizando atividades que resgatam a memória daqueles que lutaram pela justiça social e pelos direitos humanos. Exibir o documentário e poder conhecer a narrativa retratada pela Susanne e ouvir de perto depoimentos como o da Rita Sipahi é dar voz a quem lutou e ainda luta pela garantia de direitos e pela liberdade de expressão”, ressalta Lia Gomes.

O documentário conta a história da luta das presas políticas no Brasil a partir da vida de mulheres militantes de esquerda e ex-companheiras de cela de Dilma Rousseff na ditadura militar. Elas estiveram presas juntas na década de 70 na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas no alto do Presídio Tiradentes em São Paulo. Estima-se que centenas de mulheres passaram pela Torre, onde descobriram um novo sentido para as suas lutas e desejaram um país mais justo e democrático.

Serviço
Exibição do documentário Torre das Donzelas
Quarta-feira, dia 28, às 19h.
Onde: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500, Centro