Premiada no Parapan 2019, Oara Uchôa, trouxe para casa muito mais que uma medalha

4 de setembro de 2019 - 16:49

Premiada com medalha de bronze no Parapan 2019, realizado no último mês de agosto no Perú, Oara Uchôa (24) trouxe para casa muito mais que um título. A pivô fixa na modalidade de basquete em cadeira de rodas, combina altura e força e marca, sem medo, a pontuação certeira de quem não perdeu a teimosia de acreditar em si. “Antes de amputar minha perna, meu sonho era ser jogadora de futebol. Descobri o câncer ainda adolescente e após várias quimioterapias e cirurgias tive que abrir mão desse sonho, o que não me impediu de treinar natação e depois descobrir minha vocação, o basquete em cadeira de rodas”, conta a atleta, que treina no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)

“Aqui no Cepid nós somos uma família, formamos atletas preparados não apenas para competir, mas para entender que podem fazer tudo que quiserem”, reflete o treinador de Oara Uchôa e instrutor do Cepid, Lídio Andrade, que também integra a Comissão Técnica da Seleção Brasileira Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas. “O Cepid transformou minha vida, foi aqui, através do basquete que eu realmente me ressocializei e voltei a viver”, explica Oara.

Para a coordenadora do Cepid, Regina Tahim, o espaço é uma grande casa que acolhe e investe na potencialização dos alunos que chegam em busca de uma vocação ou de um espaço de ressocialização. “Muitas vezes recebemos alunos que não sabem bem o que querem fazer de atividade, mas ao longo da convivência no Cepid, descobrem amigos, talentos que nem desconfiavam que tinham, e principalmente, aprendem que limitação não é condição para deixar de sonhar e acreditar em si”.

Cepid

Atualmente, o Cepid atende 150 atletas, divididos em 15 turmas nas modalidades de basquete em cadeira de rodas, natação, hidroginástica, tênis de mesa, tênis de quadra e handebol. Inaugurado em fevereiro de 2014, o equipamento tem capacidade para atender até 1.200 pessoas. A unidade oferece estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho e dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessível para diversas modalidades esportivas.

 

Mais informações:

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) está localizada na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.

Contato: 3101.2723 / 3101.2654