Entidades beneficiadas pelo Mais Nutrição começam a receber visitas do programa

11 de setembro de 2019 - 17:42

A Associação dos Moradores do Parque Universitário, no Pici, em Fortaleza, recebeu nessa quarta-feira (11), a visita da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, com o objetivo de conhecer as atividades da entidade beneficiada com o Programa Mais Nutrição. “Esta é a primeira entidade beneficiada que estamos visitando e nossa proposta é abrir esse canal de diálogo com as comunidades, para que possamos levar outras políticas públicas, a fim de atender as necessidades daqueles que mais necessitam. É uma alegria poder contribuir com o desenvolvimento das crianças e jovens atendidos aqui na instituição e saber que através do Mais Nutrição estamos cuidando da alimentação e da saúde de nossas crianças”, ressaltou Onélia Santana durante a conversa com a comunidade.

“É uma alegria ver que o Mais Nutrição chegou à mesa das nossas crianças e veio para ficar. Entregamos todas as sextas-feiras, frutas e verduras, e uma vez por mês entregamos o mix com a sopa nutritiva. Essa parceria não é apenas sobre alimentação mas é também sobre educação, cultura e todos os direitos que devem ser acessíveis às nossas crianças e jovens. Estamos dialogando no sentido de muitas outras parcerias. Este ano já capacitamos 150 jovens da associação através do Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades”, frisou a titular da SPS, Socorro França.

“Nossa comunidade tem muita potência! Temos crianças e jovens com um potencial imenso, que só precisam de incentivo e nossa missão é ajudá-los a realizar seus sonhos. Enquanto associação temos cumprido nossa missão, que é levar oportunidades e desenvolvimento social para o nosso bairro. A parceria com o Programa Mais Nutrição agregou ainda mais nos serviços que já ofertamos no bairro”, explicou o coordenador da instituição, Thiago Dutra.

Desde o início das atividades da entidade, há 34 anos, 9.960 crianças e adolescentes já passaram pelo local e, atualmente, conta com um público de 348 educandos. A associação vem sendo contemplada com a doação de alimentos e sopas e já recebeu 3.708 kg e 21 kg do mix de legumes, desde o mês de junho. Além do Programa Mais Nutrição, o espaço abriga creches, sopão solidário, capacitação profissional, dentre outros serviços.

Mais Nutrição
Lançado em junho desse ano, a iniciativa já proporcionou a distribuição de alimentação para cerca de 6,3 mil crianças de 42 entidades dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O repasse de frutas, legumes e verduras excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo ultrapassa as 72,5 toneladas, por meio da doação dos permissionários da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE). A meta inicial é atender 16.068 crianças e adolescentes de 91 entidades cearenses. No mês de agosto, a ação iniciou a entrega do mix de legumes que possibilita a produção de sopas. Em parceria com o Grupo M Dias Branco, o produto apresenta uma combinação de legumes desidratados, mantendo o teor nutricional dos alimentos.

O Mais Nutrição está dentro do Programa Mais Infância Ceará. Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, o programa tem como objetivo manter um banco de alimentos “in natura” aproveitando os que seriam desperdiçados pelos comerciantes da central, por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas. A ação conta com a parceria da Ceasa-CE, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto Agropolos do Ceará.