Centro Comunitário São Vicente: espaço de desenvolvimento de talentos

19 de setembro de 2019 - 16:13

Um cantinho para chamar de nosso, uma extensão de casa. É assim que muitos veem o Centro Comunitário São Vicente, em Fortaleza. Espaço para jogar conversa fora, para dançar até umas horas, para desenvolver aquele talento que pode virar fonte de renda, a unidade atende, dos pequenos aos mais experientes, por meio de oficinas, cursos de capacitação profissional e grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. Localizado na comunidade São Vicente (Quadras), acolhe também cidadãos das comunidades do Trilho e do Campo do América, dos bairros Aldeota, Meireles, Joaquim Távora, São João do Tauape e Dionísio Torres.

Foi no posto de saúde que Firmino Costa Filho, 53 anos, soube do curso na área de culinária que a unidade oferecia. “Pensei que podia conhecer novas técnicas e criar meu próprio negócio. A área da alimentação está sempre crescendo e é bom garantir uma fonte de renda”, explica Costa. E foi assim que ele participou das turmas de lanches comerciais, panificação, produção de salgados e auxiliar de cozinha completo. “São aulas muito boas. Agora eu estou me organizando para colocar um ponto e vender as comidas que faço”, conclui.

Já de um momento complicado da carreira de lutador profissional, Thiago dos Santos, 32, fez uma oportunidade. “Tive uma lesão meio séria e, enquanto me recuperava, resolvi me capacitar. Não podia treinar e sempre me despertou curiosidade o trabalho dos profissionais que nos ajudavam no esporte. Por isso me matriculei no curso de massagem corporal”, afirma o lutador. Thiago se recuperou e voltou a lutar. Mas agora acumula funções e atende como massoterapeuta, de segunda a sexta-feira, pela manhã, em uma academia do bairro Cocó.

“Os cursos profissionalizantes têm por objetivo, além de criar oportunidades de emprego e de geração de renda, gerar condições para que os participantes exerçam sua cidadania Para isso, trabalhamos a formação no método saber fazer, ser e conviver”, explica a coordenadora do Centro Comunitário São Vicente, Solange Alcântara. Atualmente, a unidade desenvolve cursos de barbeiro, massagem corporal, auxiliar de cozinha e de informática. Além disso, a comunidade é beneficiada com oficinas de dança (ritmos variados) e de instrumentos musicais (flauta, violão, teclado e bateria).