SPS é primeira Secretaria a implantar coleta seletiva solidária

19 de setembro de 2019 - 16:23

Sustentabilidade não é só uma palavra bonita, junto dela vem a oportunidade de mudança. Na manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) deu o primeiro passo em direção a um comprometimento ainda maior com o meio ambiente. Instituída pelo decreto 32.981, a coleta seletiva solidária será implementada nos diversos órgãos da administração estadual e a SPS é a primeira secretaria estadual a aderir ao trabalho.

Com o decreto, as secretarias ficam comprometidas a promover ações de sustentabilidade como o descarte correto do material reciclado. A separação do lixo seco e úmido, permitirá que o reciclável seja coletado por uma associação sorteada para isso, que beneficiará o material.

“Somos a primeira Secretaria a assumir este compromisso e isso é motivo de muito orgulho. Este projeto tem um potencial imenso, pois ao realizar a coleta seletiva e doar este material para as associações das periferias estamos contribuindo para mudar a realidade de diversos catadores, que muitas vezes são os únicos provedores de suas casas”, ressaltou a titular da SPS, Socorro França, ao assinar o Termo de Compromisso para Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis, ao lado do titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno.

“O poder público, tanto estadual quanto municipal pode contribuir muito com nossa atividade. Esta parceria representa muito para nós da Rede dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, pois transforma o que seria desperdício em oportunidade. Nosso trabalho está diretamente ligado ao público mais vulnerável, que em sua maioria são mães de família, pessoas que não têm mais acesso ao mercado de trabalho por questões de idade ou saúde”, explica Maria Lilian, que integra a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), uma das entidades que será beneficiada com a coleta.

Mudança de comportamento
“Mudanças efetivas só acontecem quando nós mudamos e para isso precisamos nos conscientizar de que pequenas atitudes que tomamos refletem em algo muito maior e que volta para nós depois enquanto sociedade. Este projeto é resultado do nosso esforço em construir um Ceará sustentável, queremos ser referência para o Brasil, nosso trabalho vai além da coleta responsável dos resíduos, ele começa na mudança comportamental, na nossa visão de mundo e sobre o que queremos para o nosso futuro” refletiu o titular da Sema, Artur Bruno.

Janete Cabral, coordenadora da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo no Pirambu, que também será beneficiada com a coleta solidária refletiu sobre a liderança das mulheres dentro deste processo. “As mulheres estão desde a gerência até o trabalho de base, como catadoras. É bonito ver como esse trabalho dá autonomia e força para que elas cuidem da casa, dos filhos e se reinventem. Não é só um trabalho de coleta, nós estamos mudando a vida de muita gente, além de contribuir com o meio ambiente”, conta Janete.

Coleta Seletiva Solidária
A separação do material virá acompanhada de uma série de ações, como o incentivo à redução no uso de copos descartáveis. A Secretaria vai instalar um depósito de recicláveis, inicialmente, com a separação entre úmido e seco. O trabalho de conscientização com os funcionários já iniciou, em breve serão implantadas lixeiras separadas para resíduo seco e resíduo úmido. A entrega do material para as entidades Socrelp e Ascajan será realizada de 15 em 15 dias.