Manhã de atividades com idosos trabalha o envelhecimento ativo

2 de outubro de 2019 - 14:21

O aterrinho da Praia de Iracema vai ficar pequeno para os 130 idosos dos bairros José Walter, Pirambu e Barra do Ceará. Convidados pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os idosos dão as boas vindas ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa com um banho de mar. A ação em parceria com o Projeto Praia Acessível ocorre nesta sexta-feira (4), a partir das 9h, na Praia de Iracema.

 

“Precisamos repensar o processo de envelhecimento e entender que nossos idosos são também nosso presente e futuro. Temos que pensar políticas públicas que contemplem este público. Inclusão é uma das palavras de ordem para nós, não dá para ignorar que muitos idosos vivem na invisibilidade dentro da própria casa e que uma das maiores causas de suicídio nesta faixa etária é por conta do abandono físico e psicológico. O idoso precisa conversar, viajar, ir à praia, ter uma vida normal”, explica a coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência da SPS, Vyna Leite.

As atividades iniciam com uma prática de meditação. Em seguida, haverá apresentação musical com a banda de idosos Geração 1000. Alunos do curso de Fisioterapia da UniCatólica de Quixadá farão práticas corporais e um circuito funcional e orientação de saúde e autocuidado. Participarão idosos do Projeto Qualidade de Vida, do Colégio Militar, e das Pastoral da Pessoa Idosa, do Pirambu, e do Centro Dia.

A ação ocorre em parceria com o projeto Praia Acessível, que busca promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia. O projeto oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias para acesso ao mar. O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante.

 

Fotos: Drawlio Joca