Programa de proteção discute acolhimento a crianças e adolescentes em situação de ameaça

3 de outubro de 2019 - 08:12

Fortalecer o abrigo e a proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte no Ceará é o objetivo do Seminário de Acolhimento Institucional e Familiar que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove nesta quinta-feira (3), no anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Com abertura marcada para 9h30, o evento tem como temática central o “Contexto de Violência, Resistências e Perspectivas de Proteção de Crianças e Adolescentes no Ceará”.

O seminário, que projeta reunir 200 pessoas, objetiva promover o diálogo entre gestores e técnicos do Sistema de Garantia de Direitos envolvidos na proteção, e pactuar soluções que garantam segurança às crianças e adolescentes sob ameaça de morte. O público-alvo são magistrados da Capital e do Interior, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, de Conselhos Tutelares e técnicos que atuam nas coordenadorias de Proteção Social e Direitos Humanos da SPS.

Trabalhos em grupo
No encontro, o coordenador geral do PPCAAM no Ceará, Nei Robson, apresenta o programa aos convidados e, em seguida, o professor de Sociologia, membro do Laboratório de Estudos da Violência da UFC, Luiz Fábio Paiva, e o psicólogo Romero Silva ministram uma mesa redonda com o tema central do seminário.

À tarde, a partir da 13h30, o público se divide em grupos para discutir Sistema estadual de proteção a pessoas e recomendações do Comitê Cearense de Prevenção a Homicídios na Adolescência; Famílias solidárias como alternativa à institucionalização; e Acolhimento institucional de crianças e adolescentes em proteção.