Novembro negro: Blitz aborda combate ao racismo

12 de novembro de 2019 - 16:23

Celebrar a resistência e a cultura negra, promover a transversalidade e ampliar a luta pela igualdade étnico-racial são alguns dos objetivos da blitz “Ceará sem Racismo”, que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove nesta quinta-feira (14), às 9h, em frente à Areninha do bairro Pirambu, na avenida Leste-Oeste, em parceria com o projeto Igualdade para Todos. No mesmo dia, a Secretaria promove uma roda de conversa sobre gênero e raça no Cuca da Barra do Ceará. As ações são parte da campanha “Ceará sem Racismo. Respeite Minha História, Respeite Minha Diversidade”, lançada pela SPS, no início do mês da consciência negra.

Esta campanha, explica a coordenadora especial de Políticas para Igualdade Racial da SPS, Zelma Madeira, é uma nova oportunidade para reflexão sobre os impactos do racismo estrutural e institucional, e sobre a redução de oportunidades e acessos a direitos que o racismo provoca na sociedade. “Precisamos esclarecer e envolver toda a população nessa luta, alertá-la sobre a necessidade de adotarmos outra atitude de valorização da diversidade cultural e étnica, envolvê-la na defesa de um Ceará, de um Brasil sem racismo”, acrescenta Zelma Madeira.

“A blitz, as rodas de conversas e as oficinas educativas são resultados positivos da união de esforços e do comprometimento das instituições públicas do Estado por uma sociedade com justiça racial”, explica a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, ao convidar a todos a se engajarem na Campanha Ceará sem Racismo.

“Precisamos mostrar que racismo é crime e não apenas uma prática social natural do inconsciente das pessoas. Precisamos fortalecer a vigilância”, defende o diretor do projeto social Igualdade para Todos, Diogo Negritude.

Campanha
O novembro negro marcou o lançamento da campanha Ceará sem Racismo. A campanha retrata a figura de Chico da Matilde, o Dragão do Mar; Preta Simoa; Mãe Menininha de Gantois e Cacique Daniel; além de Zumbi dos Palmares, cuja morte deu origem à celebração do dia 20 de novembro.

Além da blitz, uma série de atividades culturais serão realizadas ao longo deste mês, como parte da campanha. Na quinta-feira à tarde, haverá roda de conversas às 14h no Cuca Barra.

Serviço: Blitz Ceará sem Racismo
Data: Quarta-feira, 14
Hora: 9 horas
Local: Praça da Areninha do Pirambu, na Avenida Leste-Oeste, em frente à Escola de Aprendizes Marinheiros