Campanha Ceará sem Racismo chega a Sobral e reforça resistência do povo negro

19 de novembro de 2019 - 10:49

A campanha Ceará sem Racismo, promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), chegou ao município de Sobral e movimentou o Boulevard do Arco, no centro da cidade, nesta segunda-feira (18), com roda de capoeira do grupo Gingando a Resistência, apresentações culturais do Instituto Teia da Juventude e do grupo de Arte Educação da Escola de Saúde Pública, além de danças afros e o talento da turma do Balaio da Preta. “Estamos viajando pelo interior para divulgar essa campanha e reforçar que racismo é crime. As pessoas não devem aceitar racismo, não devem tolerar que seus direitos sejam diminuídos. A lei 7.716 é antiga, mas há muitas pessoas que não a conhecem e, infelizmente, preconceito ainda é uma prática recorrente. Estamos rodando o Ceará também levando a mensagem da beleza e da riqueza da cultura afro-brasileira”, destacou a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, durante a ação.

O lançamento da campanha integrou a programação do Mês da Consciência Negra 2019, com a temática “Construindo a Resistência: ocupa negritude”, realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas). Coordenador de Direitos Humanos de Sobral, Chiquinho Silva, afirma que a campanha Ceará sem Racismo chega para fortalecer o trabalho de fortalecimento do povo negro do município. “Sobral tem uma forte identificação com a questão negra, desde seu patrimônio histórico e cultural. É uma cidade que tem uma expressão de mais de 200 terrenos de Umbanda, um movimento negro organizado. Então para nós é muito importante construir uma consciência para desmistificar e desconstruir o racismo. Ninguém nasce racista e queremos criar no imaginário dos sobralenses que é preciso construir uma sociedade igualitária, justa e sem racismo”, reforça.

À frente da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial da SPS, Zelma Madeira ressaltou a necessidade de compreendermos que a vida da população negra, em todo o Brasil, é perpassada de muita desigualdade. “Essa realidade precisa mudar e está mudando. A nossa luta é pelo reconhecimento étnico. Este País tem um grande nó que é a questão racial e temos que desfazer esse nó entendendo que racismo é crime e não só através de ações repressivas, mas da educação da sociedade para uma perspectiva do respeito à história do povo negro”, afirmou durante o lançamento da campanha Ceará sem Racismo. Ainda no município, Zelma Madeira participou III Semana da Umbanda de Sobral, apoiada pela SPS. A coordenadora de igualdade racial compôs mesa-redonda com a temática “Negra e Negro: do quilombo às favelas”, atividade realizada pelas Casas de Umbanda de Sobral, no Centro de Educação à Distância.

Sobre a campanha
Lançada em 1º de novembro, a campanha Ceará sem Racismo é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e tem o intuito de pautar a discussão de enfrentamento ao racismo. Tendo como palco o mês da consciência negra, a campanha celebra figuras como Chico da Matilde, o Dragão do Mar; Preta Simoa; Mãe Menininha de Gantois e Cacique Daniel; além de Zumbi dos Palmares, cuja morte deu origem à celebração de 20 de novembro; para falar da comunidade negra e dos povos originários que integram a pauta da igualdade racial.