XIX Ceará Travesso envolve 300 jovens em torneio de futsal

2 de dezembro de 2019 - 15:19

 

Suor no rosto, lágrimas de alegria, camisas suadas, muita vibração e gritos de gol marcaram o XIX Ceará Travesso de Esporte Arte e Cultura, realizado nos últimos sábados, 23 e 30 de novembro, na quadra poliesportiva da Escola de Ensino Fundamental Poeta Otacílio Colares, no bairro Ancuri. Promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o torneio de futebol envolveu cerca de 300 garotos e jovens, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, do projeto ABC, desenvolvido pela SPS em cinco bairros da periferia de Fortaleza.

Em meio a disputas acirradas, mas em clima de grande animação e integração juvenil e social, o ABC da Serrinha foi o grande vencedor do Torneio de Futsal. Campeão geral em 2018, o ABC Serrinha sagrou-se bicampeão nas categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. A equipe sub-17 do ABC Palmeiras levou a medalha de ouro. “Estou há quatro anos no Projeto ABC e há três no time do ABC Serrinha. O ambiente é ótimo, de muito entrosamento e amizade”, declara Cauan Oliveira Nunes, ao comemorar o título de bicampeão na categoria Sub-15.

 

“Para além do futebol, esse é um trabalho feito com muito amor por todos, com o objetivo maior de socializar a nossa juventude, retirá-la do ócio e gerar bons cidadãos”, comemora o técnico do ABC Serrinha, Felipe Lopes Ferreira. “Esse projeto nos dá a oportunidade de fazer novos amigos, conhecer colegas de outras comunidades, além de nos abrir os olhos para o mundo e nos gerar novas perspectivas de vida”, vibra o capitão do sub–17 do ABC Palmeiras, Walber Souza. “O Ceará está precisando de atacante. Estamos aí!”, brinca.

Vitória comunitária
As medalhas de vice-campeão ficaram com as equipes de sub-9 do ABC Bom Jardim; de sub-11, do ABC Mondubim; de Sub-13 e Sub -15, do ABC Conjunto Palmeiras; e as de Sub-17, com o ABC Serrinha. “O relacionamento no Projeto ABC é ótimo. Todos nos tratam muito bem, treinamos muito e fazemos grandes amigos. Isso é o mais importante”, complementa Ranier Queiroz, jogador do sub-15 do ABC Cajueiro Torto, no Ancuri.

“O Ceará Travesso é uma competição esportiva em que todos ganham, porque os resultados que mais contam são a integração familiar e a socialização das crianças e jovens com a comunidade”, destaca a orientadora da Célula de Programas e Projetos da Coordenadoria de Proteção Social Básica da SPS, Verônica Maciel. Todos os ABCs ganharam troféu de participação.

O Projeto ABC assiste, em média, 250 crianças e jovens, diariamente, e funciona o ano inteiro, nos bairros Bom Jardim, Ancuri, Conjunto Palmeiras, Mondubim e Serrinha. Além de atividades esportivas de futsal, futebol de campo, capoeira, karatê e kung fu, os adolescentes participam de cursos de informática básica, dança, balé contemporâneo, dança de rua e de grupos de música, violão e percussão.

Melhores colocados
Sub-9
1ºlugar-Serrinha
2ºlugarMondubim
3ºlugarBomJardim
Sub-11
1ºlugarSerrinha
2ºlugarBomJardim
3ºlugarPalmeiras
Sub-13
1ºlugarSerrinha
2ºlugarPalmeiras
3º lugarBom Jardim
Sub-15
1ºlugarSerrinha;
2ºlugarPalmeiras;
3ºBomJardim.
Sub-17
1ºlugarPalmeiras;
2ºlugarSerrinha;
3º lugarCajueiro Torto