Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

3 de dezembro de 2019 - 16:05

A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que no Brasil tem status constitucional, reconhece em seu texto que a deficiência está no meio e na sociedade e não nas pessoas. Que a deficiência pode e deve ser entendida na perspectiva das diferenças e diversidades que podem ser encontradas em todas as representações do tecido social.

Para garantir os direitos e acessos dessa significativa parcela da população, se faz necessário hoje negar toda forma de retrocesso no acesso a direitos, garantias individuais e coletivas. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará – (CEDEF), órgão representativo das lutas das pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, ostomias, nanismo, doenças raras e as demais reconhecidas na Convenção já citada, bem como na Lei Brasileira de Inclusão, reitera sua incessante missão na luta e defesa das políticas públicas de natureza social, educacional, do trabalho, da saúde da cultura, do esporte, do lazer e da habitação.

Para tanto, contamos com a força dos que representamos, das suas famílias, dos trabalhadores dessas políticas; da firmeza e do compromisso do poder executivo, bem como do poder legislativo cujo propósito maior está na assertividade de legislar para o bem comum. É também de nosso reconhecimento a força da justiça que se apresenta como garantidora de nossos direitos e o ministério público parceiro sempre pronto a defender nossas causas quando da ameaça aos nossos direitos e a busca por inclusão e acessibilidade.

Nada sobre nós sem nós, que é o lema do segmento das pessoas com deficiência. Reivindicamos para nós pessoas com deficiência, o protagonismo sobre nossas causas. Nós que ao longo da história do mundo criamos grandes peças musicais e eramos surdos, criamos sistemas educacionais e eramos cegos, criamos magníficas obras de arte e eramos chamados de aleijadinho e que nos rebelamos contra a invisibilidade que recai sobre nós, sobre o capacitismo que nega nossas possibilidades, talentos e sonhos. Assim nos declaramos nesse dia 03 de Dezembro: Sujeitos de Direitos, livres de todos os preconceitos, desinformação e discriminação que impede nossa vida cidadã.

Prof. Gislana Monte Vale – Comissão de Políticas Públicas
Arnete Borges – Presidente CEDEF