Governo do Estado e Cedi lançam Campanha de arrecadação de fundos para idosos

9 de dezembro de 2019 - 12:20

A campanha “I.R para o Envelhecimento Cidadão” pode transformar imposto de renda em qualidade de vida para centenas de idosos cearenses. A ação é resultado da parceria entre Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará (CEDI-CE), colegiado vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O lançamento da campanha acontece na tarde desta segunda-feira (9), a partir das 13h30, no Auditório Luis Esteves, na FIEC.

“O Estado do Ceará tem 172 municípios com conselhos do idoso ativos. Destes, 31 têm um fundo ativo de arrecadação. Isto representa muito, somos o Estado com mais conselhos municipais do idoso ativos. Estamos caminhando para uma maior conscientização da população em relação aos cuidados com nossos idosos e temos trabalhado para que as pessoas entendam que é fácil transformar o imposto de renda em políticas públicas, investindo em projetos sociais, culturais e artísticos que contemplem este segmento”, frisa a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

A programação que segue durante toda a tarde conta com duas mesas de discussão, nas quais serão debatidos os temas legalidade das destinações e entendendo a destinação. Estarão presentes representantes da Receita Federal; Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Agência de Desenvolvimento do Estado (ADECE); Câmara de Dirigentes Logistas de Fortaleza – (CDL); Itaú Unibanco eTribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e da Grendene.

Feice
O Fundo Estadual do Idoso do Ceará (Feice), foi criado pela Lei Complementar n° 153 e funciona com uma ferramenta de fortalecimento da garantia dos direitos da pessoa idosa. O Feice tem como objetivo captar recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas através do imposto de renda para aplicar em projetos executados por entidades da sociedade civil, com o monitoramento do Cedi e fiscalização do Ministério Público.

13h30 – Credenciamento e Coffe Break
14h – Video com apresentações de instituições de atendimento a pessoa idosa.
14h10 – Mesa de Abertura
• Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS; Ministério Público do Estado do Ceará -MPCE;
• Receita Federal;
• Conselho Regional de Contabilidade – CRC;
• Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC;
• Agência de Desenvolvimento do Estado – ADECE;
• Câmara de Dirigentes Logistas de Fortaleza – CDL FORTALEZA;
• Itaú Unibanco;
• GRENDENE;
• Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE;
14h50 – Apresentação da Plataforma Longeviver – Edu Ferreira – Significa Consultoria
15h10 – Mesa 1
• Receita Federal – Legalidade das Destinações
• Itaú Unibanco – Um Destinador de Sucesso