Jovens acolhidos nas Residências Inclusivas participam de exposição de artes plásticas

9 de janeiro de 2020 - 12:46

Rogério de Morais tem 24 anos e integra o grupo de teatro das residências inclusivas. Ele lembra que sua trajetória não foi fácil, e foi na atuação, dança, pintura que achou alento. “As artes para mim expressam muita coisa boa: carinho, amor, respeito e cuidado. Os desenhos e pinturas que realizo aqui são uma forma de externizar toda a minha alegria”, conta Rogério, indicando com as mãos que naquelas telas havia algo pertencente a ele.

As telas estão expostas na Casa José Alencar, em uma exposição cultural alusiva com trabalhos produzidos por alunos com transtornos psicopatológicos que vivem nas Residências Inclusivas do Estado. A atividade é alusiva à campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. A exposição é promovida pelo projeto Artes em Esquizofrenia (artES), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e tem parceria da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), responsável pelas residências, e segue até o próximo dia 8 de fevereiro.

Sete abrigados das quatro residências inclusivas participam do projeto. Semanalmente, os estudantes universitários visitam as casas e promovem atividades artísticas com o público. “Ficamos muito contentes em ver a academia participar dessa integração dos nossos residentes na sociedade. Entendemos que a arte, o esporte e tantas outras atividades são fundamentais para trabalhar a saúde e o equilíbrio mental”, aponta a titular da SPS, Socorro França.

 

Artes em Esquizofrenia
O Artes em Esquizofrenia (artES) integra o Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP) da Faculdade de Medicina da UFC e trabalha habilidades artísticas de pacientes com transtornos psicopatológicos como fonte de promoção desse público.

“Mostrar ao mundo o processo de aprendizagem e o potencial dessas pessoas que carregam rótulos por terem uma deficiência cognitiva, e mostrar a sociedade que eles podem fazer, podem produzir e não são incapazes, é uma satisfação pessoal muito grande e gratificante para todos nós”, ressalta Luiza Laura, coordenadora do projeto.

Todos Envolvidos na Livre Arte
A exposição do trabalho produzido por esses artistas, se estende até o dia 08 de fevereiro, no museu Arthur Bruno Ramos, localizado na Casa de José de Alencar, Av. Washington Soares, 6055, Messejana. A visitação é gratuita e o público pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 8h às 12h.