SPS e SOP assinam ordem de serviço para reforma da CeArt nesta sexta (10)

9 de janeiro de 2020 - 12:59

Em mais uma ação do Governo do Ceará em prol do artesanato e da manutenção dos espaços públicos, a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e o titular da Superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira, assinam nesta sexta-feira (10), às 15h30, a ordem de serviço para a reforma da loja e da área administrativa da Central de Artesanato do Ceará (CeArt). O evento contará com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

A obra, que totaliza um investimento de R$2,4 milhões, inclui novas instalações hidrossanitárias, troca de pisos e telhados, climatização da loja e modernização de layout. “O artesanato vem sendo prioridade no Governo, que entende a importância de fomentar o setor como atividade econômica, que cumpre papel importante no desenvolvimento regional, além de valorizar a nossa tradição e cultura. O investimento na reforma da loja tem o objetivo de gerar maior volume de vendas para os nossos artesãos contribuindo para a renda de milhares de famílias cearenses”, ressalta a primeira-dama.

“Com o objetivo de beneficiar visitantes e colaboradores da CeArt, esse investimento irá garantir uma nova experiência com o artesanato cearense, oferecendo mais conforto e segurança para todos os frequentadores do espaço”, garante a secretária Socorro França.

A reforma terá início pelas salas do setor administrativo. O prazo previsto para a finalização do serviço é de 180 dias. “O novo espaço, além de receber melhor as pessoas, também irá acomodar de forma mais adequada os produtos artesanais”, destaca a coordenadora da CeArt, Patricia Liebmann.

Além do prédio CeArt, a Praça Luíza Távora também vem recebendo melhorias estruturais. Os castelinhos estão passando por revitalização, há três meses, e a obra de reforma do vagão do trem inicia próxima semana.

Identidade artesã
A solenidade marca também o início da emissão das identidades artesanais em papel moeda. O material, utilizado em documentos oficiais no Brasil e no mundo, possui uma composição que proporciona mais segurança quanto a falsificações. Além de terem a legitimidade de seus trabalhos reconhecidos, com a identidade os artesãos firmam um vínculo com o Estado que garante benefícios como isenção fiscal do ICMS nas peças, participação em cursos de aprimoramento e atualização de técnicas pela CeArt.