SPS realiza seminário sobre enfrentamento ao trabalho escravo

27 de janeiro de 2020 - 14:01

Servidores de instituições públicas e privadas de assistência social, educação, saúde e agricultura e agentes comunitários do município de Granja participam, nesta terça-feira (28), do I seminário de formação dos operadores da rede de enfrentamento ao trabalho escravo: O papel das instituições, uma ação de formação dos operadores da rede de enfrentamento ao trabalho escravo. O encontro integra a série de atividades que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Diretos Humanos (SPS) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-Ce) vêm promovendo, para mobilizar e fortalecer as estruturas municipais na prevenção ao trabalho escravo e reinserção social dos trabalhadores resgatados.

O seminário será realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), na sede de Granja, a partir das 8h30. A atividade tem à frente a Coordenadoria de Políticas Públicas para Direitos Humanos da SPS. No primeiro bloco, será discutida a situação do trabalho análogo à escravidão ainda existente no Ceará, seguindo-se de exposição sobre as ações de promoção das atividades de articulação, prevenção e fiscalização.

À tarde, serão debatidas as ações desenvolvidas no pós-resgate: a atenção às vítimas e a integração de políticas públicas e promocionais do trabalho decente.

Outros dois seminários devem ocorrer em Santana do Acaraú e Uruoca, municípios com maior registro de situações análogas à escravidão, no Ceará.

Seminário de formação dos operadores da rede de enfrentamento ao trabalho escravo
Terça-feira (28), às 8h30. No CVT de Granja/CE