Centros de Inclusão Social ofertam vagas para atividades socioesportivas

28 de janeiro de 2020 - 15:07

Balé, futebol de campo, teatro, dança, futsal, ginástica e jiu jitsu. Estas são atividades ofertadas nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) da Capital. Os interessados podem procurar a unidade mais próxima e fazer a inscrição para as atividades que já iniciam em janeiro e seguem até abril. Localizados nos bairros Jangurussu, José Walter, Parque São José, Aerolândia, São Bernardo, Mucuripe e Conjunto Ceará, os CITS são equipamentos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) que atendem as comunidades com ações desportivas e que estimulam a autonomia econômica e a politica de geração de emprego e renda.

“Além das ações voltadas para formação profissional, desenvolvemos atividades socioesportivas e oficinas de inclusão produtiva nos sete CITS. A integração desses três eixos fortalecem os vínculos comunitários, familiares e sociais. Temos mães que estão na aula de ginástica enquanto o filho está na qualificação profissional. Neste novo ano, estamos ampliando as modalidades de atendimento, trazendo a comunidade para mais perto, garantindo práticas de inclusão social”, explica a titular da SPS, Socorro França.

A coordenadora de inclusão social da SPS, Robertha Arrais, ressalta que, ano passado, foram qualificadas por meio dos CITS, 1.529 pessoas. Outras 3.044 participaram de oficinas de inclusão social e atividades esportivas e culturais nos espaços. “Os CITS têm alcançado bons números na capacitação e têm se fortalecido dentro das comunidades como espaços de qualificação”, destaca.

Para o diretor do CITS José Walter, Leandro Lima, as atividades influenciam diretamente na construção de valores como respeito, autoestima, solidariedade e disciplina. “Os CITS têm uma grande representatividade dentro das comunidades. Somos uma segunda casa para os nossos alunos, que além do esporte, têm acesso a cursos de capacitação profissional e contam com uma rede de profissionais que formam uma grande família”, expõe o diretor.

Como se inscrever
Para se inscrever nas oficinas de Inclusão Social é necessário levar RG, CPF , Carteira de Trabalho (CTPS) e Título de Eleitor. Nas demais atividades seguem os pré-requisitos:
Crianças e adolescentes: Certidão de Nascimento ou documento com identificação oficial com foto; comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de luz ou água), número de Identificação Social (NIS),
Responsável pela criança e adolescente: documento com identificação oficial com foto (RG ou CTPS); comprovante de residência (conta de luz ou água), caso o responsável resida em um endereço diferente do beneficiário.
Adulto: documento com identificação oficial com foto (RG ou CTPS), CPF, comprovante de residência (conta de luz ou água) e número de Identificação Social (NIS).

Onde Encontrar:
CITS Conjunto Ceará – Rua 1111, n° 10, 4° etapa
CITS Jangurussu – Rua L, n° 20, Conjunto João Paulo II
CITS São Bernardo – Rua 24 de novembro, n° 555
CITS Mucuripe – Rua do Entardecer, n° 160, Vicente Pinzon
CITS Aerolândia – Rua dos Antares, s/n
CITS José Walter – Av. k,330, 1° etapa
CITS Parque São José – Av. Cônego de Castro, n° 3.955 Parque São José