Novas perspectivas: Primeiro Passo qualifica quase 10 mil jovens cearenses

13 de fevereiro de 2020 - 16:46

Efetivada há seis meses no primeiro emprego, Janaína Sousa (19), já traça planos para sua carreira profissional. “Não foi fácil chegar até aqui, mas valeu a pena todo meu esforço. Tudo que aprendi no curso de Assistente Administrativo me preparou para este momento, e hoje eu entendo que posso alcançar muito mais”, conta a jovem aprendiz, contratada pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (Fujisan). Assim como Janaína, outros 9.889 jovens cearenses foram qualificados pelo programa Primeiro Passo, que atende um público entre 15 e 29 anos e atua nas linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista.

O programa atende jovens em situação de vulnerabilidade que estão à procura do primeiro estágio, emprego ou de uma oportunidade de qualificação profissional. Em parceria com 648 empresas e órgãos públicos, o Primeiro Passo inseriu 717 jovens no mercado de trabalho formal, levando à juventude cearense alternativas de renda, desenvolvimento de competências técnico-profissionais e consequentemente inclusão social.

O Primeiro Passo é um dos programas coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). “O Primeiro Passo conquistou a confiança dos jovens e das empresas cearenses. Isso é muito positivo pois facilita a inserção e efetivação dessas pessoas no quadro de funcionários das empresas participantes”, pontua a titular da SPS, Socorro França. Ela acrescenta que, em 2019, a SPS capacitou 18.873 pessoas. “Além do Primeiro Passo, que tem reconhecimento em todo o Estado, a SPS atua em outros espaços, com capacitação nos centros comunitários, CITS e ABCs. Buscamos diversificar nossas atividades e capilarizar essa rede de capacitação, fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens”, ressalta.

“Hoje a SPS atua com o Primeiro Passo em mais de 100 municípios cearenses, tendo atualmente uma rede de empresas parceiras, órgãos públicos e associações. Para o ano de 2020, nossos desafios são ampliar a oferta de vagas, os municípios de abrangência e reconstruir a proposta pedagógica, para que o jovem se reconheça ainda mais dentro do programa”, ressalta Robertha Arrais, coordenadora de Inclusão Social da SPS.

Inclusão profissional
Helrison da Silva (18) faz todos os dias o mesmo trajeto, saí de sua casa na Granja Portugal até o Hotel Diogo, na Praia de Iracema, onde fica seu atual emprego. “Eu faço um percurso longo até chegar no meu trabalho, mas sei que vale a pena por tudo que tenho aprendido e tudo que posso me tornar”, conta Helrison, que sonha em fazer uma faculdade de gastronomia ou educação física. Antes de concluir o curso de Assistente Administrativo, na linha Jovem Aprendiz, ele passou um ano como estagiário do Tribunal Regional Eleitoral. “Eu tive uma primeira experiência muito boa, mas não fui efetivado, então segui fazendo os cursos e me concentrei em dar o meu melhor e fui contratado com apenas quatro meses de experiência”, diz orgulhoso.

Programas
Das 18.873 pessoas qualificadas pela SPS, 5.223 foram capacitadas por meio do Criando Oportunidades, outras 9.889 através do Primeiro Passo. Por meio do Transformando Vidas foram capacitadas 1.254 pessoas e através do Empreendedor Criativo outras 458.

Nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) foram qualificados 1.529 pessoas. No Centro de Profissionalização Inclusiva da Pessoa com Deficiência (Cepid) foram capacitados outros 520, já na Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa) foram qualificados outros 228 alunos.