Seminário avalia resultados do Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz

14 de fevereiro de 2020 - 14:19

Destaque no País em políticas públicas para o desenvolvimento infantil, o Ceará fechou 2019 com mais de 2,5 milhões de visitas domiciliares a 70.982 famílias carentes. Foram atendidas mais de 85 mil pessoas, sendo 17.267 gestantes e 67.917 crianças. Esses resultados são do programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e serão apresentados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), nos próximos dias 17 e 18, no Seminário de Avaliação 2019 e Planejamento 2020.

O seminário tem início às 9h, com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da titular da SPS, Socorro França. Nos dois dias de trabalho, serão discutidas e planejadas as ações e metas deste ano, assim como apresentadas as experiências de municípios que se destacaram em 2019, como Barbalha, Sobral, Marco e Umirim, que foram premiados pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério da Cidadania (SNPDH/MC), entre os dez melhores do País.

“Nossos resultados foram reconhecidos nacionalmente. Sabemos que isso é resultado de um esforço conjunto entre Secretaria e municípios. Esse momento é de compartilhar esse grande experiência como algo coletivo”, pontua a secretária Socorro França.

Presente nos 184 municípios cearenses, o Criança Feliz surgiu a partir do Programa Mais Infância Ceará, idealizado em 2015, pela primeira-dama Onélia Santana. “Todo esse trabalho é pensado para o desenvolvimento integral das nossas crianças, por isso temos uma atenção especial com a primeira infância do Ceará. Seja na capital ou no interior, sempre haverá um dos nossos profissionais visitando e auxiliando as famílias atendidas pelas ações de governo, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos meninos e meninas cearenses”, destaca a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Nos dois dias de trabalho, haverá discussão sobre os quatro eixos do programa: planejamento e execução das visitas; integração PCF, Cras e Creas; intersetorialidade; e educação permanente. O encontro se encerra com a certificação dos 30 municípios que alcançaram o percentual de 90% de visitas realizadas, de execução financeira e monitoramento das equipes; e com a certificação do município com o maior percentual de famílias beneficiadas no Cartão Mais Infância Ceará e incluídas no Programa Mais Infância no Suas/Criança Feliz. “Estamos evoluindo muito bem em todos os eixos do programa e já traçando metas novas para 2020”, destaca a coordenadora do programa, Silvana Simões.

Seminário de Avaliação 2019 e Planejamento 2020 do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz
17 de fevereiro, às 9h
Gran Mareiro Hotel – Rua Oswaldo Araújo, nº 100 – Praia do Futuro