Mais de 400 pessoas são capacitadas em cursos totalmente gratuitos

6 de março de 2020 - 18:03

Ter um negócio próprio ou dar o pontapé em uma carreira profissional é o sonho de muitos jovens e adultos, que assim como Ingrid Lima (27) e Francisco Sales (58) encontraram na capacitação o caminho para conquistar seus objetivos. “Ano passado eu fiz o curso de Doces e Salgados aqui no Cefisp, o que me deu uma base para entender sobre produção, congelamento dos alimentos, cálculos de custos e ganhos, e assim, passei a entender como gerir melhor meu próprio negócio”, conta Ingrid, que iniciou neste mês de março, o curso de Masseiro, através do projeto Criando Oportunidades, no Centro de Formação e Inclusão Socioprodutiva (Cefisp) da SPS.

Dona de uma lanchonete no Papicu, Ingrid é uma das 415 pessoas que estão hoje em um dos 18 cursos de capacitação que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos está ofertando. As aulas estão acontecendo paralelamente no Cefisp, nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) e no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

No Cefisp, os cursos estão focados na área de gastronomia, com aulas de masseiro, cozinheiro geral e bartender. Nos CITS, há uma diversidade na temática que atende às demandas de cada região. São formações para depilador, cabeleireiro, designer de sobrancelha, informática e organizador de eventos, entre outros.

Na sala ao lado de Ingrid, enquanto tira do forno um peixe a delícia, Francisco Sales vai dando forma ao sonho de ter seu próprio restaurante. “Eu acho que nunca é tarde para fazer o que a gente deseja. Meu sonho sempre foi ter um restaurante onde eu mesmo pudesse fazer as comidas e aqui eu sei que estou dando um salto para realizar meus planos”, explica Francisco, aluno de Cozinha Geral, também no Cefisp. No ano passado o Cefisp capacitou 274 pessoas.

Para a titular da SPS, Socorro França, essas capacitações estão no centro da política de desenvolvimento do Estado. “Nossas capacitações tanto reciclam pessoas que já estão no mercado como apresentam um ofício a muitos que nunca trabalharam. Essa oportunidade de se capacitar gratuitamente é para muitas pessoas a chance de construir um futuro melhor, mais justo”, aponta Socorro França, lembrando que, no ano passado, a SPS capacitou18.873 pessoas.

Além das capacitações ofertadas no Centro, a SPS também levou diversos cursos e oficinas de inclusão produtiva para as periferias de Fortaleza. No ano passado foram qualificadas 1.529 pessoas nos sete Centros de Inclusão Tecnologica e Social (CITS), que estão localizados nos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, José Walter, Aerolândia, Mucuripe, Parque São José e São Bernardo e outras 520 no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

Cepid
O Cepid está com vagas abertas, exclusivamente para pessoas com deficiência, para as turmas de Basquete, Tênis de Quadra, Natação e Handebol. As inscrições podem ser feitas no próprio equipamento que fica na Barra do Ceará, na Rua Senador Robert Kennedy, 128. Os interessados podem ligar no 3101-2653 / 3101-2792