SPS entrega instrumental de trabalho a população em situação de rua capacitada como bombeiro hidráulico

10 de março de 2020 - 14:48

“Eu vivia na rua, mas com apoio da Casa de São Francisco, que me acolheu, e com esse curso, já voltei a trabalhar. Agora, estou recuperado”. A declaração é de Cléber Souza Turruel, 46 anos, um dos 11 formandos do curso de bombeiro hidráulico do projeto Criando Oportunidades. Na tarde dessa segunda (09), os formando receberam os certificados de conclusão do curso e um kit de ferramentas o início da nova atividade laboral.

Promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o curso contemplou jovens e adultos que viviam em situação de rua e foram acolhidos pelo Nosso Lar Francisco de Assis. “Das 11 pessoas que foram capacitadas, seis já estão empregadas”, comemora o frei Nailson Antônio Neo da Silva, ao destacar a importância do Criando Oportunidades para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica e que buscam uma oportunidade na vida.

Promover cidadania
”O Criando Oportunidades é um programa que atende exatamente o público que mais precisa de apoio, de qualificação ou requalificação para ingressar no mercado de trabalho”, avalia o orientador da Coordenadoria de Inclusão Social da SPS, Robson Veras, ao fazer a entrega dos certificados e dos instrumentais de trabalho aos formandos. Ele explica que o objetivo do projeto é fortalecer a cidadania e ampliar as oportunidades de inserção de jovens, adultos e idosos no mercado do trabalho, como parte da política de promoção social e de estímulo à geração de emprego e renda do Governo do Estado.

O público prioritário são mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; autônomos; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais, como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.