Terceira edição do projeto Mulheres Negras Resistem tem início neste sábado

11 de março de 2020 - 15:24

Texto: Ascom/Porto Iracema das Artes

A atriz e escritora Cristiane Sobral é a convidada deste ano para a abertura do curso. Foto: Arquivo pessoal.
Atividade marca início da 3ª edição do curso, que acontecerá de março a novembro de 2020

“Não vou mais lavar os pratos. Nem vou limpar a poeira dos móveis. Sinto muito. Comecei a ler”. Assim começa o poema da escritora e atriz Cristiane Sobral, cujo título foi emprestado a um de seus livros e agora nomeia a palestra que a artista vai realizar no auditório do Porto Iracema das Artes. A fala será no próximo dia 14 de março durante a aula inaugural “Rasuras no cânone – Não vou mais lavar os pratos: palavras com gosto de libertação”, promovida pelo projeto “Mulheres Negras Resistem”, a partir das 18h30min, no auditório da Escola. O evento, que tem apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial (CEppir/SPS), é gratuito e aberto ao público em geral.

A atividade dá início à terceira edição do curso “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”, que acontece desde 2018 no Porto Iracema. Cristiane Sobral vai trazer a fala dentro do eixo conceitual “protagonismo feminino e negro”. “Escrever é um caminho de ruptura do silenciamento histórico de mulheres negras nesse planeta, rompendo paradigmas naturalizados. As escritas negras promovem rasuras no cânone e além dele ao proclamar um gesto diante da realidade, ao propor outras perspectivas para o povo negro”, comenta a escritora.

Após a fala da convidada, acontecerá uma sessão de autógrafos com a autora. Estarão à disposição do público os títulos “Não vou mais lavar os pratos”, “Espelhos”, “Miradouros”, “Dialéticas da percepção”, “Contos”, “Poesias” e “Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz”, cada livro podendo ser adquirido por R$ 35.

O projeto
Idealizadora e uma das coordenadoras do projeto juntamente com as pós-graduandas Ariadne Rios e Mona Lisa da Silva, a professora do curso de Bacharelado e Mestrado em Antropologia da Unilab, Vera Rodrigues, diz que a ideia é fazer da aula inaugural também uma mostra da trajetória das alunas egressas. “Temos ex-cursistas que ingressaram na pós-graduação após terem passado pelo curso e outras que ocuparam cargos públicos. É mostrar os resultados, fazer uma trajetória dos projetos”, adianta.

O projeto “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras” foi lançado em 2018 em parceria com o Porto Iracema das Artes, que desde o início abriga os encontros. Contemplando ensino, pesquisa e extensão, tem formato de encontros presenciais que ocorrem quinzenalmente, nas manhãs de sábado. Nesta edição, o curso disponibilizou 30 vagas voltadas para mulheres negras com idade mínima de 16 anos. O período de inscrições encerrou no dia 14 de fevereiro e contou com um total 102 mulheres inscritas. Os encontros na Escola iniciarão em março e seguirão até novembro deste ano.

Vera explica que as aulas são divididas em módulos temáticos. Esta edição será aberta com o módulo “Quem sabe de onde veio, sabe para onde vai”. Uma das referências intelectuais desse módulo é a escritora cearense Jarid Arraes e seu livro “Heroínas Negras Brasileiras”. “Os módulos são dados por professoras negras da Unilab e focam no protagonismo das mulheres negras e de seu protagonismo, a partir de diferentes enfoques”, detalha a coordenadora.

O projeto é realizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares africanos e das diásporas (CEIÁFRICA), vinculado à Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família – NUAFRO, vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, da Universidade Estadual do Ceará, coordenado pela professora Zelma Madeira/Serviço Social/UECE; e tem o apoio da SPS.

Serviço
O quê: Aula inaugural do projeto Mulheres Negras Resistem, com escritora e atriz Cristiane Sobral
Quando: Sábado, 14 de março, das 18h30 às 21h30
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)