Dia do Artesão: conheça as ações de fortalecimento promovidas pela CeArt

18 de março de 2020 - 16:24

FOTO: ARIEL GOMES/GOV. DO CEARA

Costurando, entalhando, bordando ou pintando, as mãos que produzem o artesanato cearense criam muito mais que beleza. Nos detalhes de cada peça, tradições e costumes da nossa gente e da nossa terra também são retratados e eternizados. No dia 19 de março, o país comemora o Dia do Artesão. No Ceará, com mais de 34 mil artesãos assistidos atualmente, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realiza cadastros e emite a identidade artesanal, documento que oficializa a habilidade dos artesãos e proporciona benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a participação em capacitações, que já beneficiou mais de dois mil artesãos em 105 turmas desde 2015.

 

De acordo com a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o Estado realiza investimento anual para impulsionar o trabalho dos artesãos Em 2019, o investimento foi de mais de 5 milhões. “Em contato com esses profissionais, vejo sempre a alegria no olhar de cada um. Continuem confiando no nosso trabalho, para garantir o melhor em oportunidades de comercialização e capacitação e, assim, melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Estamos buscando novas conquistas para o setor, que vai facilitar que nosso artesanato ganhe o Brasil e o mundo. Sucesso a todos a esses artistas que levam cultura e tradição, por meio de suas obras”, parabeniza.

Através do setor de curadoria da Central, os artesãos cadastrados podem apresentar os produtos e conquistar o Selo CeArt, certificação obtida através de um processo que avalia a autenticidade da produção artesanal e de obras de arte popular e proporciona a ampliação de mercados com a diferenciação dos produtos. Em 2019, mais de 1900 produtos receberam o selo.

 

Em todo o ano passado e até fevereiro deste ano, 2.034 identidades foram entregues pela equipe de produção da CeArt, que atende presencialmente na Praça Luíza Távora e também vai aos municípios que solicitam a visita para realizar as emissões. Além do crescimento do número de cadastrados, desde janeiro a identidade é emitida em papel moeda, material que dificulta falsificações e garante a legitimidade do documento que os artesãos carregam para comprovar o ofício.

 

A inauguração da nova loja no Centro Cultural Dragão do Mar e a atual reforma da galeria, na Praça Luíza Távora, são iniciativas para aprimorar a experiência de compra para os visitantes e alavancar as vendas das peças que o Ceará, de forma pioneira, compra direto dos artesãos. “Com estruturas e layouts mais modernos, investimos na exposição mais adequada dos produtos artesanais e no aumento do conforto para equipe e consumidores, apostando no aumento de vendas, que é um incentivo direto para quem produz”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

 

E as ações de modernização não se limitam aos pontos de venda. Com as capacitações, a CeArt circula pelos municípios do Ceará promovendo cursos de iniciação e aprimoramento, dando oportunidade para novos artesãos aprenderem as técnicas e tornando mais competitivas no mercado as peças de quem já produz. Com uma equipe de designers e técnicos, os cursos abrangem a criação de coleções exclusivas, trabalhando com os participantes, além das técnicas de produção, ferramentas de empreendedorismo e administração de negócios. Nos últimos meses, 320 artesãos foram beneficiados em 16 turmas.

 

“Nós, que vivemos do artesanato e contamos com o apoio da CeArt, ficamos felizes pois, além de perceber a preocupação com a geração de renda, também sentimos o cuidado com o nosso bem-estar. Hoje, contamos com uma gestão ativa e participativa, que nos escuta e valoriza o artesanato e o artesão. Esperamos continuar avançando, tendo a certeza que, quando o artesanato ganha, toda a sociedade ganha junto”, destaca a crocheteira e instrutora artesã da CeArt, Ana Célia Vital.

 

Nas mais diversas frentes, a CeArt representa, neste Dia do Artesão e em todos os outros dias do ano, os esforços do Governo do Ceará pela valorização do artesanato cearense como potência de preservação da memória e garantia da inclusão social.