Programa Criança Feliz: SPS produz cartilha recreativa para famílias cearenses durante a pandemia
17 de abril de 2020 - 17:50
A pandemia do coronavírus mudou a rotina de mais de 70 mil famílias atendidas em todo o Estado pelo programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz. Para seguir auxiliando no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento das crianças neste período de quarentena, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) distribuirá cartilhas recreativas com atividades simples e fáceis de fazer em casa. O programa integra o Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que tem como foco o desenvolvimento infantil.
A titular da SPS, Socorro França, observa que o programa tem buscado formas de permanecer próximo às beneficiárias, mesmo com o isolamento social. “Sabemos que muitas famílias já aguardam a orientação do programa e nesse momento atípico que estamos vivendo, é fundamental estarmos perto apontando caminhos que essas gestantes, mães e toda a família podem seguir para que o coronvaírus interfira o mínimo possível no bem-estar das crianças”, aponta a secretária.
“Construímos a cartilha a partir de muita pesquisa e pensando em atividades simples para que as famílias, as gestantes pudessem realizar sozinhas em casa. Vamos distribuir esse material por meio de whatsapp e dentro de um cronograma elaborado pelos nossos seis multiplicadores, que já estão se reunindo por webconferência com os 265 supervisores atuantes nos 184 municípios do Ceará. A ideia é que as famílias façam uma atividade por semana e sejam acompanhadas de forma remota pelos visitadores, que devem receber um feedback das atividades por vídeo ou mensagem de voz”, destaca a coordenadora do Programa Criança Feliz, Silvana Simões, que lembra “sabemos que algumas famílias não têm acesso a celulares o que levou alguns municípios a se articularem para fazer a impressão e entrega deste material nas casas”, complementa a gestora.
O Ceará é destaque no País em políticas públicas para o desenvolvimento infantil. O Estado fechou o ano de 2019 com mais de 2,5 milhões de visitas domiciliares a 70.982 famílias. Foram atendidas mais de 85 mil pessoas, sendo 17.267 gestantes e 67.917 crianças. Os resultados são do programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz.
Acesse aqui a Cartilha de Atividades para as famílias contempladas no Programa Criança Feliz.
O público prioritário do programa são gestantes e crianças de 0 a 3 anos, benefíciárias do Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias que fazem parte do programa recebem acompanhamento, orientações de saúde e sobre a relação materno-infantil para o desenvolvimento saudável das crianças.