SPS encerra primeiro ciclo de encontros virtuais com debate sobre resiliência

29 de maio de 2020 - 09:32

Como se adaptar a nova rotina com isolamento social? Deixar de lado antigas fugas e enfrentar os próprios medos e a solidão? Encerrando os debates do mês de maio, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove mais um encontro virtual do projeto “Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar”, desta vez com o tema “A Resiliência como Fonte de Superação em Tempos de Incerteza”. A roda de conversa será transmitida pelo aplicativo zoom nesta sexta-feira (29), a partir das 16h.

“Estamos encerrando nosso primeiro ciclo de encontros virtuais com a certeza de que com empatia nós podemos atravessar qualquer adversidade. Todos nós estamos neste processo de adaptação e é importante pensar enquanto comunidade, entendendo que o bem estar do outro pode também depender das minhas atitudes e vice-versa. Nossas conversas são construídas a partir da escuta ativa e da troca de saberes e experiências para que, sobretudo, a convivência familiar neste período não seja mais uma forma de violência contra as mulheres, pessoas LGBT`s, idosos e grupos em situação de vulnerabilidade”, expõe Denise Aguiar, secretária-executiva de Políticas para Mulheres da SPS. Ela adianta que o ciclo de junho está sendo pensado e iniciará com o tema relacionamento abusivo.

Para a psicóloga, consteladora familiar e professora, Lucy Lopes, a resiliência é uma força interior que vem a partir da maturidade emocional. “Todos nós temos a capacidade de adaptação, de superar adversidades e aprender com elas. Ser resiliente é ver o lado positivo de cada situação. Neste encontro nós vamos nos conectar com diversas experiências e entender que existe uma força dentro de cada um de nós, só precisamos despertar para percebê-la e nutri-la”, frisa a psicóloga.
Os encontros sempre iniciam com uma sessão de terapia integrativa, conduzida pelo criador do método da terapia comunitária integrativa, Adalberto Barreto. Durante todo o mês de maio foram abordados temas relacionados a saúde mental; comunicação não-violenta; experiências terapêuticas em grupos com enfoque de gênero e diversidade na família.

Para participar da roda de conversa online basta ter o aplicativo Zoom no celular ou computador e inserir o ID e a senha que serão disponibilizados para cada reunião. Utilize o ID 861 6316 5056 e a senha tci, para entrar na reunião desta semana.