Observatório de Indicadores Sociais vai concentrar dados de violações

11 de junho de 2020 - 15:26

Crianças e adolescentes estão entre os segmentos mais vulneráveis às violações de direitos. Para acompanhar de perto essas violações e construir políticas que possam atuar na proteção desse público, o Governo do Ceará criou o Observatório de Indicadores Sociais. O serviço será executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), recebendo e encaminhando as denúncias, além de acompanhar os casos registrados. 

 

O serviço foi criado com o decreto 33.612/2020 e publicado na última segunda-feira, 08 de junho. Para a titular da SPS, Socorro França, o observatório vai potencializar as políticas públicas desenvolvidas pela pasta. “O Observatório já tem mapeada toda a rede de proteção do Estado. Esse é o primeiro passo para acompanharmos e potencializarmos as 14 políticas públicas executadas pela SPS, avaliando o real impacto de nossos programas e projetos”, destaca. 

 

Socorro França também observa que esse monitoramento vai possibilitar uma espécie de rastreamento das denúncias. “Concentrar esses dados no Observatório vai nos dar uma visão global do Estado e nos permitir fazer análises regionais, sabendo como cada política precisa chegar na realidade de cada município”, salienta. Ela adianta que a ideia é expandir os atendimentos para compreender todas as violações de direitos humanos. 

 

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da SPS, Marcelle Arruda, frisa que o Observatório vai subsidiar todo o planejamento da pasta e deverá influenciar diretamente nas decisões dos gestores. “A estrutura física funcionará com uma advogada e uma assistente social a postos para realizar os atendimentos”, explica Marcelle Arruda. O Observatório começará a funcionar remotamente, enquanto durar o isolamento social.De acordo com Marcelle, a equipe aguarda apenas a autorização da tecnologia Siga-me que vai direcionar as ligações do telefone fixo para a equipe, que está em teletrabalho.   

 

A advogada que integra a equipe, Katarine Medeiros, ressalta o cuidado no atendimento às pessoas em situação de violência. “Toda nossa atenção será para que não aconteça uma revitimização que ocorre quando a criança ou adolescente precisam relatar a violência sofrida diversas vezes e para pessoas diferentes. Vamos atuar com um relatório detalhado para cada denúncia”, explica.