Primeiro Passo inicia primeira turma de aprendizagem profissional online

25 de junho de 2020 - 15:48

 

O Primeiro Passo lançou a primeira turma de aprendizagem profissional online do Ceará. Felipe Lima (20) é um dos 23 jovens assiste às aulas virtuais do Curso de Assistente Administrativo. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o programa atende jovens em situação de vulnerabilidade que estão à procura do primeiro estágio, emprego ou de uma oportunidade de qualificação profissional. As aulas são transmitidas em tempo real por meio do aplicativo Zoom e acontecem às segundas e terças.

Com o programa, há duas semanas Felipe entrou no setor de faturamento da empresa Avine. “Eu agarrei essa oportunidade com muita vontade porque sei que esse curso  representa uma mudança radical na minha vida. Eu me identifico muito com a área de administração e penso em seguir carreira. Todos os dias aprendo coisas novas aqui na empresa, o que só reforça a certeza de que quero seguir neste caminho”, explica o aluno, que faz parte da linha Jovem Aprendiz.

 

Sobre as aulas online ele conta que neste formato tem sido mais fácil conciliar estudo e trabalho. “Eu tenho mais flexibilidade com as aulas virtuais, muitas vezes eu assisto dentro do próprio ônibus quando estou voltando para casa. Tenho acesso direto ao professor que sempre me responde rapidamente”, comenta.

 

Para a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais, as inseguranças iniciais foram perdendo espaço para as novas possibilidades de inclusão social. “Esse momento de pandemia nos provocou a redesenhar programas e políticas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Compreendendo que estamos numa fase de transição, provisória e complexa, o Primeiro Passo inovou e  lançou o curso online”, ressalta a gestora, ao lembrar que todos os passos foram construídos com a Superintendência Regional do Trabalho.

 

Na última semana, a entidade executora do programa, Associação Batista Beneficente e Missionária (ABBEM), realizou a doação de uma cesta básica para  cada aluno. 

 

Para Grazielle Moreira, analista de RH da empresa Avine, que é parceira do programa há seis anos, os jovens que têm a oportunidade de ingressar no Primeiro Passo saem prontos para o mercado de trabalho. “Aos poucos nós fomos construindo essa relação, nossa empresa está completamente alinhada com os objetivos do programa. Nós recebemos os jovens no intuito de prepará-los para atuar nos diferentes setores da empresa, e atuamos  como uma oficina também de formação de profissionais e cidadãos, para que eles saiam preparados para buscar uma vaga de emprego e decidir em qual área querem trabalhar”, complementa.