Durante a pandemia, CRAVV atende remotamente

29 de junho de 2020 - 16:11

Fortalecer a cidadania, ampliar a autoestima e o empoderamento individual e familiar e garantir a efetivação dos direitos humanos a partir da prestação de assistência social, psicológica e orientação jurídica a vítimas diretas e indiretas de crimes violentos são algumas das atribuições e desafios do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv). Neste primeiro semestre, o setor da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) atendeu 398 pessoas e assistiu 271 vítimas.

Como explicam as técnicas, o Cravv opera em “silêncio” resguardando a identidade e privacidade dos assistidos, notadamente pessoas que sofreram lesões físicas, psicológicas ou foram violentadas em seus direitos e garantias fundamentais. A unidade também assiste ao companheiro ou companheira e aos ascendentes e descendentes da vítima, e testemunhas de atos de violência de qualquer ordem. As ações ocorrem de forma articulada com o Ministério Público, Defensoria Pública e toda a rede de segurança pública e saúde.

Nesse sentido, o Cravv busca oferecer o apoio psicológico necessário à reorganização emocional das vítimas diretas e/ou indiretas, a fim de minimizar os efeitos traumáticos negativos decorrentes da violência sofrida; auxilia na construção de estratégias jurídicas e orienta os acolhidos sobre os seus direitos e os procedimentos legais necessários para o ajuizamento de ações cíveis e/ou criminais. Paralelamente às ações assistenciais, o Cravv realiza estudos e pesquisas sobre à temática da violência, visando oferecer informações às instituições públicas e ao público em geral.

Neste período de pandemia e distanciamento social, o Cravv mantém o atendimento remoto, por meio do telefone 98895-5702 ou pelo e-mail cravv.ce@gmail.com. O trabalho é realizado por equipe técnica formada por assistentes sociais, advogados e psicólogos. Atuando de maneira integrada, a equipe presta atendimento e articula encaminhamento e acompanhamento das vítimas à rede de atendimento de acordo com a demanda e necessidade do vitimado ou familiar.

Quando o atendimento é presencial, ele pode ocorrer tanto na sede do Cravv como na residência da vítima, de acordo com cada caso especificamente. O Cravv fica na R. Silva Paulet, nº 334, Meireles.