No segundo lote de máscaras de tecido, mais 24 municípios recebem os equipamentos de proteção

30 de junho de 2020 - 17:04

Uma segunda entrega de máscaras de tecido será realizada nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 2 e 3 de julho. O segundo lote terá 628.250 máscaras, contemplando mais de 125 mil famílias de 24 municípios. A entrega dos equipamentos de proteção adquiridos pelo Governo do Ceará é executada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e busca minimizar os riscos de transmissão do coronavírus no Estado. Com isso, serão 55 municípios já beneficiados com a distribuição das máscaras de tecido.

O primeiro lote de máscaras levou 668.500 unidades ao interior para 130 mil famílias de 31 cidades. No total, estão sendo doadas cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará. A cada semana, novos lotes de máscaras de pano são entregues. A ação é uma parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e, agora, SPS.

A titular da SPS, Socorro França, destaca a importância da participação de todos, notadamente dos gestores municipais, no apoio à distribuição das máscaras e na realização de ações de conscientização da população para o uso rotineiro da máscara de proteção. “Mais do que nunca esse é um momento de cuidarmos das pessoas, de prestarmos assistência, de mais solidariedade, de buscarmos zelar pela saúde das pessoas, sobretudo daquelas de maior vulnerabilidade social”, destaca a secretária.

A distribuição acontece por fases, à medida em que os produtos vão sendo confeccionados. Os equipamentos de proteção estão sendo entregues a representantes das prefeituras, para que sejam distribuídos às famílias carentes.

Municípios contemplados

Nessa segunda etapa, estão sendo contempladas famílias dos municípios de Ararendá, Carnaubal, Catunda, Crateús, Croatá, Guaraciaba do Norte,  Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, São Benedito, Tamboril, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Além da cinco milhões de máscaras adquiridas pelo Governo do Ceará, a SPS está distribuindo um milhão de máscaras doadas pela Fundação Itaú. O material já contemplou povos indígenas, comunidades quilombolas, povos de terreiro, ciganos, movimentos negros, migrantes africanos, associações de apoio a mulheres vítimas de violência, idosos,  e população LGBT.

Organizações e instituições de saúde lembram que o uso da máscara associado ao distanciamento social e à higienização regular das mãos pode ser ainda mais eficaz para evitar a transmissão do coronavírus e mitigar a pandemia. Aglomeração de pessoas e a conversa muito próxima entre dois indivíduos, sem uso de máscaras, aumentam bastante o risco de transmissão do vírus. Manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas também é outra medida que minimiza bastante o risco de contágio, caso um dos dois estejam infectados.