A equipe da SPS por trás da distribuição dos benefícios sociais

17 de julho de 2020 - 07:30

No último mês, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) distribuiu 245.966 tíquetes do Vale Gás Social para famílias em situação de vulnerabilidade social. A medida foi uma das anunciadas pelo Governo do Ceará como forma de diminuir os impactos sociais do coronavírus, Logo em seguida, o Governo também anunciou a distribuição, pela SPS, de cinco milhões máscaras também para pessoas em situação de vulnerabilidade. Na pasta, as duas atividades foram executadas pela Coordenadoria da Proteção Social Básica. O trabalho das técnicas foi incansável, inclusive aos sábados e domingos, feriados e Dia das Mães. Em meio à pandemia, elas estiveram na ação de distribuição, inclusive viajando para o Interior, a fim de que o benefício chegasse o mais rápido possível às casas das famílias que mais precisavam.

                

Sob a coordenação de Mary Anne Libório, as técnicas Regina Praciano, Cristina Canabrava e Tatiane Elpídio estão na linha de frente das entregas, com parceria de outros técnicos e todo o pessoal de apoio da Coordenadoria. Junto, o grupo vem organizando a documentação, separando material, conferindo entregas nos depósitos ou tratando com os gestores municipais.

Assistente social com especialização e mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Planejamento, Regina Praciano, atuou em diversos setores e projetos da casa. Nestes 38 anos de profissão, ela acompanha de perto a implementação das políticas de assistência social no Ceará. Gestora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina presidiu o Conselho de Assistência Social e participou ativamente na implementação do Suas no Ceará.

“Neste momento emergencial nós não paramos. Sabíamos que muitas famílias estavam passando necessidade e para atendê-las tivemos o desafio de pensar em estratégias que evitassem aglomerações. Criamos informativos, materiais didáticos, nos reunimos por videoconferência e quando foi preciso, presencialmente”, conta a gestora. E complementa: “Atender quase 246 mil famílias em tempo recorde só foi possível porque trabalhamos em equipe, com profissionais engajados, que acreditam na missão que lhes foi confiada”.

Geógrafa e assistente social, Cristina Canabrava conhece a divisão e a distribuição territorial do Estado como ninguém. “Uma formação complementou a outra e me ajudou a ter uma visão macro de como e onde nós devemos desenvolver as políticas de assistência social”. Integrando a equipe da Coordenadoria de Segurança Alimentar, Cristina coordena o grupo de técnicos que assessoram os municípios para criação de leis de normatização, conselhos e câmaras.

“Quando fomos convocadas para a missão de distribuir os benefícios e doações eu não pensei duas vezes, topei o desafio. Isso faz parte da nossa essência. Nós, assistentes sociais, somos por natureza mediadoras e articuladoras”, explica. Cristina iniciou sua vida profissional na extinta Proafa, hoje SPS, e atuou como coordenadora nos centros comunitários, além de ter passado pela assessoria de planejamento. “Eu e Regina fomos aprendendo juntas, buscando parcerias e aos poucos inserindo a cultura da segurança alimentar como parte da agenda política e das ações dos gestores. É um processo que ainda está em andamento e faz parte da nossa trajetória profissional e pessoal”, completa a assistente social.

Tatiane Elpídio iniciou sua trajetória na SPS em 2001, como bolsista do NITEC (hoje Primeiro Passo). Pedagoga e especialista na área de Educação Inclusiva e Gestão Social, Tatiane atua como técnica da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional. “Não é fácil sair de casa e deixar minha família, meu filho, mas quando chega o fim do dia que eu retorno com a sensação de dever cumprido o cansaço se transforma em gratidão. Tenho certeza de que nosso esforço está valendo muito a pena porque tem feito a diferença na casa de centenas de famílias cearenses”, conta a técnica.

Tatiane integra, desde 2007, a Célula de Segurança Alimentar e Nutricional. “Sou muito grata pela minha profissão, que me deu a oportunidade de conhecer tantas cidades e entender a importância do trabalho que realizamos”, completa a pedagoga.

Sob a supervisão da coordenadoria da Proteção Social Básica, as equipes seguem distribuindo máscaras e kits de higiene. “Eu tenho muito orgulho da minha equipe, que assumiu com muita garra e empenho a coordenação das entregas dos materiais de doação e do Vale Gás. Somos uma equipe grande e o trabalho de cada um merece ser reconhecido. Destaco aqui a dedicação destas três mulheres, que tenho orgulho de dizer que fazem parte da minha vida. Me sinto honrado por tê-las no meu time”, frisa Mary Anne, coordenadora da Proteção Social Básica. “Me emociono ao falar da dedicação delas porque diz muito sobre o trabalho que realizamos aqui”, destaca a coordenadora.

Para a titular da SPS, Socorro França, o empenho das técnicas foi decisivo para o sucesso do trabalho. “Foi com muita honra que recebemos essa missão do governador Camilo Santana. A diretriz era distribuir o benefício no menor espaço de tempo possível, pois sabíamos das necessidades das famílias vulneráveis. Reconheço e agradeço a dedicação de cada uma”, observa.

Para o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina, só foi possível alcançar um público tão amplo em tempo recorde porque as equipes da coordenadoria da Proteção Social Básica se empenharam e deram o melhor de si nestas ações. “A nossa essência enquanto servidor público é servir com dedicação e compromisso para mitigar as condições de vulnerabilidade que muitas famílias cearenses ainda enfrentam. Destaco aqui esse time de mulheres potentes que estão à frente destas políticas e que enfrentam os desafios que lhes são propostos de frente para que o nosso povo tenha acesso aos seus direitos básicos. Elas fazem de um tudo desde arrumar caixas com materiais de doação a produzir um ofício, e sempre com a humildade dos que sabem que a nossa maior missão aqui na terra é servir ao próximo”, completa Ibiapina.

Em nome de Regina, Cristina e Tatiane, a SPS agradece a todos os técnicos e técnicas que estão se dedicando à operacionalização das ações, na busca por proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas mais vulneráveis do nosso Estado.

Fotos: Thaynan Freitas e Rebeca Muniz