SPS promove oficinas sobre políticas municipais para pessoa idosa e pessoa com deficiência
20 de agosto de 2020 - 16:59
Prefeitos, gestores da assistência social, saúde e educação, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil de 60 cidades cearenses participam, nas próximas terça (25) e quinta (27), de oficinas de sensibilização para implementação das políticas municipais das pessoas idosas e das pessoas com deficiência. Os seminários, promovidos pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, serão realizados de forma on-line, das 9h às 12h30h, com a participação da secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.
Na terça-feira (25), a oficina será sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, reunindo municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo a Capital, e da Região Centro Sul. Na quinta-feira, (27), será debatida a elaboração de planos municipais para a pessoa idosa com municípios do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe.
As oficinas devem reunir cerca de 300 pessoas. Nos dois encontros, serão expostas as políticas públicas nacional e estadual; diagnóstico dos problemas e as potencialidades dos municípios; e apresentado o Guia Orientador para Implementação da Política Municipal da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.
“Nosso objetivo é despertar nos municípios o processo de implantação das políticas municipais para a pessoa idosa e para pessoas com deficiência”, destaca a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência da SPS, Vyna Leite. Ela explica que os municípios dessas quatro macrorregiões foram escolhidos por já participarem do Programa Brasil Amigo do Idoso e apresentarem planos estratégicos de assistência social.