SPS capacita 400 técnicos para abordagem a pessoas em situação de vulnerabilidade social

24 de agosto de 2020 - 11:46

Educadores e profissionais dos 113 Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) municipais e dois regionais e de nove Centro Pop, em 118 municípios cearenses, incluindo Fortaleza, participam, entre segunda (24) e quinta (27), da Oficina on-line de abordagem social no Suas. O objetivo é capacitar 400 técnicos que realizam abordagens de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de violação de direitos e que atuam no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial (CPSE), a oficina será ministrada em quatro turmas de 100 pessoas cada. Nos encontros, serão apresentadas técnicas de aproximação e questionamentos, normas jurídicas e sociais, além de experiências de agentes de abordagens aplicadas nas romarias de Canindé e Juazeiro do Norte, e em Fortaleza, como exemplos.

A titular da SPS, Socorro França, observa que a pandemia impõe um cuidado ainda maior com a população em vulnerabilidade social. “O distanciamento social, necessário para enfrentarmos esse vírus, deixou as pessoas muito fragilizadas. Essa é uma situação generalizada, mas quando falamos de pessoas em vulnerabilidade social, o problema tem suas delicadezas e peculiaridades. Precisamos de profissionais aptos a tratar disso, se sentindo seguros, física e emocionalmente, além de com conhecimento adequado para a abordagem”, destaca Socorro França.

“Esse é um trabalho contínuo e permanente, inclusive nesse período de distanciamento social, em decorrência do coronavírus”, destaca a orientadora da Célula de Atenção à Média Complexidade da SPS, Heurenice Moura. Nos últimos meses, a SPS distribuiu kits de proteção sanitária aos profissionais dos Creas e Centros Pop, como medida de enfrentamento ao coronavírus.