SPS promove curso para capacitar a rede socioassistencial do Estado

27 de agosto de 2020 - 17:04

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está com inscrições abertas, até a próxima quinta-feira (3), para o curso “Aprofundando o Olhar no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. A formação busca capacitar profissionais dos Cras, Creas e de demais equipamentos da rede socioassistencial de todo o Estado, para habilitá-los a identificar situações de violência doméstica e familiar, realizar os procedimentos legais e dar encaminhamentos necessários em cada caso.

“Entendemos como fundamental essa capacitação dos técnicos da rede assistencial para a construção de uma sociedade livre de violência. Precisamos falar do machismo, dizer que ele existe e mostrar como se manifestar. Precisamos dizer às mulheres que não toleramos qualquer violência contra elas e que estamos prontas para recebê-las”, aponta a titular da SPS, Socorro França. Ela acrescenta que capacitando a rede, temos a condição de receber uma mulher em situação de violência e ajudá-la a quebrar esse ciclo o quanto antes.

“A capacitação dos profissionais da rede socioassistencial é um desafio, uma ação constante no nosso trabalho. Nesse curso, todas as secretarias executivas da SPS estão articuladas para trabalharem de maneira transversal as políticas de gênero”, frisa a secretária-executiva de Políticas para Mulheres da SPS, Denise Aguiar. O curso será transmitido pelo canal da SPS Ceará, no Youtube. As aulas acontecem às segundas e quinta, sempre às 14h.

Nesse sentido, o curso foi formatado com conteúdo vasto com temas que vão desde os conceitos e terminologias históricos referentes à violência, gênero e machismo até a construção de políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher no Ceará e no País. As aulas trarão ainda princípios, normas e legislações atuais, Lei Maria da Penha e outros instrumentos legais, além de abordagem ao atendimento da população transexual e travesti; e a estrutura da rede de Assistência Social no Estado, dentre outros assuntos.

Serão cinco semanas de curso, com duas aulas semanais. Cada aula terá duas horas e trinta minutos de duração. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3jlHAXs