Políticas sobre Drogas: SPS presta serviços à população em situação de rua

9 de setembro de 2020 - 18:20

 

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) iniciou, nesta quarta-feira (9), serviços voltados às pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, em especial, as pessoas com problemas relacionados ao consumo do álcool e outras drogas. O atendimento acontece com a Unidade Móvel, localizada na Praça do Ferreira. No primeiro dia, 86 pessoas já foram assistidas. Inicialmente, os atendimentos serão realizados às segundas, quartas e sextas, das 9h às 16 horas.

 

Coordenados pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, assistente social e psicólogo. “Nosso objetivo é inserir essa pessoa nas diversas políticas públicas existentes no território. Fazemos uma abordagem inicial que busca uma aproximação. É um trabalho constante para atuarmos na redução dos danos que o consumo abusivo de álcool e outras drogas pode ocasionar”, aponta a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques.

 

A partir de uma abordagem aos transeuntes e pessoas em situação de rua, o grupo desenvolve ações de escuta qualificada e sensibilização, orientação e apoio, com consequente direcionamento e orientação sobre as consequências dos problemas relacionados ao uso álcool e outras drogas.

 

Dependendo da abordagem, e quando necessário, a equipe faz atendimento de primeiros socorros e o encaminhamento do usuário à rede pública de saúde, assistência social e judiciária. Na ação, a SPS faz a distribuição de equipamentos de proteção à população em situação de vulnerabilidade social, como máscaras de tecido, água, álcool em gel e sabonete líquido.