Juazeiro do Norte recebe a 20ª Praça Mais Infância do Estado

23 de outubro de 2020 - 08:23

A Praça Mais Infância de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, foi entregue nesta quinta-feira (22) pelo governador Camilo Santana, de forma virtual, para a população do município. Acompanhado da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, o chefe do Executivo cearense conduziu a solenidade que teve participação remota do secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho da cidade, Sandoval Barreto.

“Uma das missões mais importantes é cuidar das nossas crianças, que representam o futuro do nosso Estado. E o Programa Mais Infância Ceará tem essa missão de cuidar da vida das pessoas, desde o início, principalmente daquelas mais vulneráveis”, salienta Camilo Santana.

“O Programa Mais Infância Ceará está voltado para o desenvolvimento infantil. Temos o propósito de proporcionar os espaços lúdicos para o desenvolvimento integral da criança. É com muita alegria que Governo do Estado entrega hoje mais uma Praça Mais Infância. São 20 Praças Mais Infância entregues no Ceará e temos muitas ainda em obras. Acredito que, brevemente, teremos adolescentes com uma gama de habilidades desenvolvidas e que vão gerar bons frutos para sociedade”, reforça a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Praça Mais Infância

A Praça Mais Infância de Juazeiro do Norte tem uma área total de 2.994,97 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para piquenique e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, o Estado entrega ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol. O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com o investimento total de R$ 968.651,76, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

“Tenho certeza que daqui uns anos ninguém vai esquecer do Programa Mais Infância Ceará, que, com todos os pilares, tem mudado a realidade de muitos cearenses. Essa praça entregue hoje em Juazeiro do Norte mostra exatamente isso, pois altera a rotina da cidade proporcionando lazer para todos os moradores da cidade. Muito obrigada pela oportunidade de poder trabalhar na construção de um Ceará melhor”, agradece a secretária Socorro França.

A dona de casa Janaína Lima, que tem filha na primeira infância, acompanhou a construção da praça e disse que o espaço vai atender a demanda dos moradores da cidade. “Moro em frente à praça e vi essa obra começar. Nem acreditávamos que nossa comunidade ganharia um espaço tão bonito e completo. A partir de hoje, vamos poder utilizar o local que atende desde a criança até o idoso”, informa.

Educação Ambiental

Desde o ano passado, durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. Com a pandemia, a ação está sendo realizada de forma virtual, em que são ofertas mudas no ato da solenidade, e tem o intuito de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A plantação é realizada por meninos e meninas com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doa mudas para a população local.

Municípios contemplados

Além de Juazeiro do Norte, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Granja, Maranguape, Maracanaú, Mauriti, Pacatuba, Pentecoste, Quixadá, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Viçosa do Ceará, mais 13 locais receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Cascavel, Fortaleza (3), Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 112 brinquedopraças e outras 150 brinquedocreches e 179 brinquedopraças que estão em fase de execução e licitação.