Governo do Ceará e Prefeitura entregam novo Complexo de Lazer da Raul Barbosa

9 de novembro de 2020 - 09:27

Com academia, brinquedopraça e areninha, o novo Complexo de Lazer da Raul Barbosa, no bairro Aerolândia, em Fortaleza, foi entregue à população na manhã desta sexta-feira (6) pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura. Às margens do Rio Cocó, o espaço foi completamente reestruturado e serve à comunidade como mais uma opção para atividades esportivas e de lazer. O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio aproveitaram a reabertura do espaço para conferir de perto como ficou o resultado da requalificação, que recebeu investimento total de R$ 1.784.830,62.

“Aqui já existia um espaço, mas nós ampliamos, reformamos e urbanizamos. Era uma reivindicação da comunidade e criamos até um espaço para que ela possa fazer eventos, com uma vista belíssima do (Rio) Cocó. Isso mostra a importância da ocupação dos espaços públicos com iluminação, esporte, lazer, inclusão. É dessa forma que se transforma uma cidade”, destacou Camilo.

A areninha da Raul Barbosa foi a 175ª entregue pelo Governo do Ceará, sendo a de número 63 em Fortaleza. Além disso, com mais essa brinquedopraça – com brinquedos inclusivos, já são 118 em todo o estado – 16 só na Capital. Esses equipamentos são fruto do Programa Juntos por Fortaleza, uma parceria entre Estado e Prefeitura. O novo complexo recebeu também uma academia ao ar livre e ganhou a manutenção de outros equipamentos que já existiam no espaço, como pista de skate, quadra poliesportiva e quadra de areia.

Para Roberto Cláudio, o espaço representa um ganho para a comunidade do entorno em diversos aspectos. “Isso aqui é um grande complexo de esporte e lazer, mas fundamentalmente um espaço de inclusão e oportunidade para nossa juventude da grande Aerolândia. O mais importante é transformar esse espaço público em um espaço de harmonia, paz, alegria e sonhos para a juventude. Certamente a população saberá fazer um grande uso desse espaço”, disse o prefeito, que informou que o local receberá o projeto Atleta Cidadão.

Inclusão
A praça, que conta com equipamentos inclusivos, está instalada no Complexo de Lazer da Raul Barbosa. Possui módulos para a diversão de crianças de três a 12 anos. Com uma área de 349m², ela tem piso anti-impacto e brinquedos infantis: casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, escorregadores com balanço triplo, duas gangorras, dois brinquedos em mola, uma gangorra dupla frontal e um balanço frontal, estes dois últimos brinquedos inclusivos, o que permite que bebês de colo e crianças com deficiência se divirtam no espaço.

O governador ressaltou a alegria em poder ver o Governo do Ceará proporcionando um espaço com essa inclusão. “Aqui temos uma brinquedopraça, inclusive com brinquedos inclusivos para crianças que têm deficiência. A gente fica emocionado por dar oportunidade para essas crianças também terem acesso para brincar. Isso, de certa forma, estimula a formação delas”, pontuou Camilo.

Maria do Socorro esteve logo cedo na brinquedopraça com seu filho. A dona de casa se mostrou contente com a opção de lazer inclusiva. “Meu filho amou. É muito bom para interagir com as outras crianças e quero vir mais vezes. Graças a Deus estamos aqui e isso vai trazer muita alegria para as crianças”, comemorou Maria.

Outra mãe que compareceu ao espaço recém-inaugurado foi Narcísia, que estava com sua filha Ana Vitória. Para ela, a brinquedopraça projetada para atender o público com deficiência será muito importante na evolução dessas crianças. “Gostamos muito. Acredito que vai ajudar muito no desenvolvimento infantil da minha filha, porque ela vai querer brincar a todo momento, inclusive auxiliando na fisioterapia dela”, afirmou.

Academia

A academia ao ar livre construída no local possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os aparelhos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Mais opções para a comunidade
A região deverá ganhar, em breve, mais um espaço com as mesmas características, segundo Camilo Santana. Ele informou que o novo ponto de esporte e lazer será em uma área próxima ao viaduto da Raul Barbosa. “Estamos fazendo um outro espaço como esse. Lá também vai ter areninha, pista de skate, quadra (poliesportiva). Isso significa dar lazer e oportunidades para as famílias e também prevenção, quando você cria uma areninha como essa, que vai ter escolinha para os nossos jovens e crianças, nós estamos dando oportunidade e prevenindo”, comunicou o chefe do Executivo estadual.