Ceará realiza 3,39 milhões de visitas familiares no Programa Primeira Infância no Suas

17 de dezembro de 2020 - 14:14

O Ceará realizou 3,39 milhões de visitas familiares, por meio do Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz. Nos últimos quatro anos, foram contempladas 87 mil famílias e beneficiadas 106.875 pessoas, sendo 83.361 crianças e 23.244 gestantes. No Brasil, foram visitadas, neste ano, 478.735 famílias, com acompanhamento de 463 mil crianças e 58.551 gestantes. Os números foram apresentados na tarde desta quarta-feira (16), no Seminário Estadual de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do Programa.
Promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o encontro virtual reuniu secretários, coordenadores, supervisores e visitadores do Programa, dos 184 municípios cearenses, com o objetivo de qualificar as ações para o próximo ano.

“Gostaria muito de parabenizar o empenho das equipes e dos visitadores do Mais Infância no Suas, Criança Feliz, pelo desempenho do programa no Estado e no País, o que garantiu ao Ceará a conquista do Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia, com 29 das 100 melhores técnicas de visitas domiciliares do Brasil”, declarou Onélia Santana, na abertura do seminário. A premiação foi concedida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer.
A secretária Socorro França enalteceu a participação e determinação da equipe da SPS e dos municípios para o sucesso do programa no Estado e conquista do prêmio, em um ano com tantos desafios e dificuldades. “Mais importante do que os recursos transferidos, são o cuidado e o tratamento que vêm sendo dados às famílias carentes, ao fortalecimento dos vínculos familiares e o atendimento às nossas crianças. Esse é um programa especial, porque tratar da primeira infância é pensar no futuro”, declarou a titular da SPS.

“O nosso sonho é que o Brasil inteiro chegue ao nível do Ceará. Este é um Estado que nos empolga, anima e enche de esperanças para melhorar o Programa Criança Feliz em 2021”, declarou a diretora substituta do Departamento de Atenção à Primeira Infância, da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Cícera Pinheiro.
Certificação dos municípios
A coordenadora do programa, Silvana Simões, apresentou os resultados das avaliações das equipes municipais e estadual, estratégias, avanços e dificuldades de 2020, e os desafios e metas para 2021. Neste ano, 182 municípios foram reconhecidos pela participação no Primeira Infância no Suas. Desse total, 125 receberam certificados dourados, pelo comprometimento integral e efetivo no Programa, e 57 municípios obtiveram selos prateados.

“Esse foi um trabalho árduo e difícil, devido ao distanciamento social. Mas é nos períodos de dificuldade que a criatividade e a inovação do cearense desponta e frutifica”, ressaltou o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina. Na ocasião, ele entregou, simbolicamente, os certificados de Crato e Russas, representando os demais.