Chat facilita acesso a serviços e informações da SPS

25 de fevereiro de 2021 - 13:31

Em meio à pandemia e às medidas sanitárias necessárias para evitar a disseminação do coronavírus, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) tem fortalecido as ferramentas de comunicação e atendimento on-line da população. Com o decreto mais recente de enfrentamento ao vírus, a SPS reforça que muitos atendimentos, informações e encaminhamentos sobre serviços e programas executados pela pasta podem ser feitos pela ferramenta on-line. A janela para conversa está disponível para quem acessa www.sps.ce.gov.br

Por meio do chat da SPS, mais de 45 mil atendimentos já foram realizados nos últimos oito meses. Com isso, a Secretaria proporcionou maior interação dos usuários da Capital e Interior com os serviços, projetos e programas ofertados pela Pasta e instituições parceiras.

De acesso fácil e com linguagem simples, o chat disponibiliza de perguntas e respostas dos assuntos mais recorrentes e procurados pelos usuários, internos e externos, contemplando as 14 políticas públicas da SPS. “O chat tem sido mais uma eficiente ferramenta de diálogo com os cidadãos. Nosso interesse maior é, mesmo com as orientações de teletrabalho e os cuidados para impedir a disseminação do vírus, estarmos pertos e disponíveis aos cearenses que buscam nossos serviços”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

“Os assuntos relacionados aos serviços de Cidadania são, em geral, os mais procurados pelos usuários”, informa a coordenadora de Desenvolvimento Institucional (Codins) da SPS, Marcele Arruda. Com alguns cliques, o usuário recebe respostas sobre emissão de documentação básica, os programas de capacitação profissional, ou sobre a rede de atendimento socioassistencial.

Informações sobre o Cartão Mais Infância, Carteira do Artesão, Direitos Humanos, ou sobre como denunciar e buscar apoio para vítimas de violência também estão disponíveis no catálogo, que reúne 20 temas diversos relativos às políticas públicas da SPS. Para melhor e mais rápido atender ao público, um grupo de 87 técnicos e servidores da Secretaria operam o chat, diariamente.