Vale Gás Social: Governo do Ceará entrega 130 mil tíquetes aos municípios

Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Tiago Stille/Governo do Ceará

Prefeitos e secretários das Regiões Metropolitana, Cariri, Litoral Leste, Litoral Oeste, Centro Sul e Baturité receberam nesta quarta-feira, 7 de abril, o primeiro lote do Vale Gás Social. Nesta primeira etapa, que segue até a próxima sexta-feira (9), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), vai entregar 130.314 tíquetes. O Vale Gás Social vai contemplar mais de 250 mil famílias de baixa renda, que sejam beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34, além dos jovens inseridos no Programa Superação.

A titular da SPS, Socorro França, lembra que a ação tem continuidade: “No próximo mês de maio nós vamos entregar outros 125.263 tíquetes, totalizando 255.577 vales distribuídos em todo o Estado. O governador Camilo Santana não tem medido esforços para que os programas sociais cheguem às casas dos cearenses que mais precisam. Esta é a segunda vez que estamos à frente deste desafio e ficamos muito gratos pela confiança e por participarmos ativamente desta ação para aplacar a fome de muitas famílias cearenses”, destaca a gestora.

A prefeita de Guaiuba, Isabela Fernandes, ressaltou a importância do benefício social para as famílias de baixa renda. “Estamos saindo daqui hoje com um benefício que vai possibilitar comida na mesa de 265 famílias do nosso município.  E nós só podemos agradecer essa parceria do Governo do Estado nesse momento tão difícil da segunda onda da pandemia”, completa Isabela Fernandes.

O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Fortaleza, Cláudio Pinho, destacou a importância do benefício para levar um pouco de conforto aos lares cearenses. “Não tenho dúvidas de que nesse momento tem muita gente cozinhando com lenha e carvão, e sei que muitos estão com o botijão de gás vazio. Agora essa realidade muda. Nós vamos levar pela segunda vez, um pouco mais de conforto a essas famílias”, observou. No total, serão contempladas com o benefício 35 mil famílias da Capital.

Nesta quinta e sexta-feiras, serão contemplados os municípios das Regiões do Vale do Jaguaribe, Sertão Crateús, Sertão Inhamuns, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba e Litoral Norte.

O Governo do Ceará divulgou a lista com o nome dos beneficiários no site da SPS. Para saber se seu nome consta na listagem, clique aqui. O auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade social foi sancionado pelo governador Camilo Santana, no último dia 23 de março, em mais uma ação para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. A medida é uma parceria do Governo do Ceará com a empresa Nacional Gás, que vai vender os botijões a preço de custo para o Estado.