Nota de repúdio contra manifestações LGBTIfóbicas

23 de abril de 2021 - 17:16

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos vem se solidarizar com o coletivo Mães pela Diversidade e com todas as pessoas LGBTQIA+ pelas agressões físicas e verbais registradas, nesta sexta-feira, contra militantes e apoiadores desta causa, no município de Sobral. Os xingamentos e agressões foram decorrentes de uma intervenção urbana na cidade de Sobral. A SPS, que por meio da Secretaria Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, trata de políticas públicas de diversidade sexual repudia toda e qualquer manifestação LGBTIfóbica.

O município de Sobral recebeu uma pintura artística de uma faixa de pedestre com as cores do arco-íris, um dos símbolos da luta LGBTQIA+. A ação é de autoria do Grupo Mães pela Diversidade e da marca TShirt in Box, e tem o apoio da Prefeitura de Sobral e da SPS e faz parte da campanha Pare, Pense e Passe com Amor.

Num País com alto índice de violência contra a população LGBTQIA+, ações que deem visibilidade e exaltem o respeito a essas pessoas são fundamentais. É lamentável que, nesse período de pandemia, quando as vulnerabilidades sociais e a violência contra essa população estão acentuadas, ações como essa acabem gerando um ambiente de confronto e de ataques aos direitos.

A SPS reafirma seu compromisso com a população LGBTQIA+, reforçando o seu trabalho diário de enfrentamento às diversas formas de preconceito e violações dos Direitos Humanos de LGBTQIA+. Seguiremos lutando pela implementação de políticas públicas e combatendo qualquer ato LGBTIfóbico. Por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, a SPS desenvolve a campanha Ceará de Todxs e convida a sociedade, em geral para se unir na construção de um Estado sem preconceito e discriminação contra qualquer cidadão cearense em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero.

 

Lia Ferreira Gomes

Secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos