SPS promove Curso de Comunicação Inclusiva sobre Direitos Humanos

19 de maio de 2021 - 08:59

A cidadania é um direito de todo ser humano independentemente de sua raça, gênero, idade, orientação sexual… É para garantir esses princípios de igualdade e criar uma cultura do atendimento humanizado, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, nos dias 20 e 27 de maio, curso de Comunicação Inclusiva em Direitos Humanos para atendentes de órgãos públicos.

O curso foi organizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e pela Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) da SPS, e destina-se a servidores e colaboradores da SPS e Sine/IDT.

“Nosso objetivo é qualificar nossos espaços para torná-los respeitosos e acolhedores a todos os segmentos da população e expandir esse cuidado a todos os espaços de atendimento ao cidadão”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes. A secretária completa que para ofertar um conteúdo que englobe toda a diversidade de linguagem referente a gênero, idade, diversidade sexual e raça, entre outros temas, reuniu todas as coordenadoria especiais em um trabalho só.

O curso foi dividido em sete módulos, todos com linguagem específica e inclusiva. Ao final do curso, os participantes serão certificados pela Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE).

Além da linguagem específica para cada público, o curso trará um módulo destinado às orientações sobre onde e a quem denunciar as violações de direitos. “A proposta é sensibilizar e qualificar nossos servidores, para que realizem atendimento e acolhimento respeitosos e compreendam as diversas realidades dos nossos cidadãos, guiados sempre pela promoção e defesa dos Direitos Humanos”, acrescenta a coordenadora do COPDH, Bárbara Oliveira.

As aulas serão ministradas por gestores, técnicos e facilitadores da SPS, especializados em cada uma das áreas e segmentos específicos.