SPS fortalece luta contra o trabalho escravo

20 de maio de 2021 - 10:00

Dados da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-Ce) revelam que, nas duas últimas décadas, 1.318 trabalhadores cearenses foram resgatados em condições análogas ao de trabalho escravo, em vários estados brasileiros, incluindo o Ceará. Desse total, 18 trabalhadores foram encontrados, neste último, nessa situação e socorridos pelo Grupo Móvel para Acolhimento de Trabalhadores, com apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Em face dessa realidade, que ainda persiste em algumas cidades cearenses e do País, a SPS, a Comissão Pastoral da Terra (CPT-Ce) e a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-Ce) realizam, no dia 28 de maio, o Webnário: Trabalho Escravo – Desafios e Perspectivas. As inscrições são através do link: Knil.xyz/webinariotrabalhoescravo.

A transmissão será pela plataforma Google Meet, no horário das 13:30h às 17 horas. A secretária de Cidadania e Direitos Humanos da SPS e presidente da Coetrae-Ce, Lia Gomes, destaca que é preciso manter as discussões sobre o trabalho escravo em ascensão, como forma de combatermos essa prática. “Infelizmente, essa é uma prática ainda bastante comum. É preciso maior conscientização com relação às denúncias. Por meio do diálogo, podemos encontrar formas mais eficazes de, não só erradicarmos o trabalho escravo, mas darmos melhor suporte e acolhida às pessoas regatadas", ressalta Lia Gomes.
Mês de luta

O webnário é parte da programação alusiva ao mês de luta de prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo e aos 25 anos da Campanha “De olho aberto para não virar escravo”, da CPT-Nacional, celebrados neste mês de maio. O evento irá reunir professores e acadêmicos de universidades cearenses, representantes de entidades da sociedade civil, da rede socioassistencial e agentes de saúde da macrorregião de Sobral.
Análise conjuntural dos avanços e desafios no enfrentamento ao trabalho escravo; a atuação dos órgãos de fiscalização e acolhimento dos trabalhadores resgatados e um balanço da atuação da CPT no Ceará, e dos 25 anos da Campanha “De olho aberto para não virar escravo”, nortearão a pauta do seminário.

Instituído no Ceará, em 2020, o Grupo Móvel tem como objetivos acolher, monitorar e encaminhar os trabalhadores resgatados às políticas públicas, e articular ações para reinserção dos assistidos no trabalho decente. O grupo é coordenado pelo Coetrae-Ce, SPS e pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH).

Palestrantes
Entre os expositores convidados estão o coordenador da Campanha Nacional da CPT de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo, Xavier Jean Marie Plassat; a Procuradora do Trabalho no Ceará, Ana Valéria Targino; o coordenador Regional da CPT-Ce, Claudiano Sobral; o professor do Departamento de Geografia da UFC, Francisco de Alencar; a vice-presidente do Coetrae-RJ, Ludmila Ribeiro Paiva, e a historiadora e professora da UFC, Adelaide Pereira. A secretária-executiva da Coetrae-Ce, Milena Cerqueira e o assessor do CPT-Ce, Francisco Silva, serão os mediadores dos debates.