Acarape e Palhano ganham brinquedopraças e academias ao ar livre

8 de outubro de 2021 - 11:12 # # # # # # # #

Equipamentos contribuem para o desenvolvimento infantil e lazer comunitário

Os moradores de Acarape e Palhano receberam, nesta quinta-feira (7), brinquedopraças e academias ao ar livre entregues pelo Governo do Ceará. Em solenidade virtual, a entrega foi conduzida pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, com presença da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; do secretário do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), Mauro Filho; e do deputado estadual, Sérgio Aguiar.

Com investimento total de R$ 331 mil, esses espaços foram viabilizados por meio do Programa Mais Infância Ceará, que já entregou 311 equipamentos em diversas regiões do estado, sendo 158 brinquedopraças. “Sabemos que a criança brincando está se desenvolvendo integralmente. É necessário esse espaço de lazer, de envolvimento e contato com a comunidade, de estímulo e respeito ao meio-ambiente, porque nós temos o projeto do plantio das mudas de árvores frutíferas nas praças”, afirmou Onélia Santana, ressaltando a parceria com as gestões municipais para fortalecer a Primeira Infância.

A titular da SPS, Socorro França, reforçou que essa parceria aprimora as políticas desenvolvidas pelo Governo do Ceará. “Eu não tenho dúvida que, com esse desenvolvimento infantil que a primeira-dama implantou no Estado, daqui alguns anos nós teremos grandes resultados”, garantiu.

Segundo o titular da Seplag, o Mais Infância Ceará é fruto de um trabalho minucioso e responsável que se preocupa em oferecer condições para o desenvolvimento cognitivo das crianças cearenses. “Dentre as ações desse programa, gostaria de ressaltar uma ação que é especial, que recentemente o governador autorizou a ampliação de 70 mil famílias para 150 mil famílias. Nós estamos falando do Cartão Mais Infância, que é o cartão que paga todo mês R$ 100 reais para as famílias na extrema pobreza e têm filhos de até 5 anos e 11 meses”, pontuou Mauro Filho.

O deputado Sérgio Aguiar destacou que essas iniciativas ajudam a superar as desigualdades ainda presentes no Ceará. “Quem ganha o presente é a criançada, que eu já vejo se divertindo nos brinquedos que compõem o brinquedopraça”.

Fortalecendo vínculos

As brinquedopraças são áreas de 250m² com gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

Em Acarape, Andréia Cavalcante, moradora da comunidade de Riachão do Norte, reconheceu a importância do espaço para o brincar das crianças. “As crianças daqui não tinham lazer, e agora elas vão passar a ter, para se divertir e brincar”.

Maia Claudiana Cavalcante, também moradora de Acarape, considera que a brinquedopraça oferece proteção. “É importante para as crianças, porque elas não ficam no meio da rua”.

Já a academia ao ar livre, com área total de 90m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural.São simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para atividade correta.

Educação Ambiental

O Mais Infância Ceará também se preocupa em despertar na criança a importância do ecossistema e garantir o espaço do brincar mais agradável. Desde o fim de 2019, nas entregas de Praças Mais Infância, Centros de Educação Infantil e Brinquedopraças, foram realizados plantios nos equipamentos e doações para a população local de mais de 7 mil mudas de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais. A ação é executada pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com o auxílio de crianças da região. Esse contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Texto: Larissa Falcão / Casa Civil
Fotos: Ariel Gomes e Thiara Montefusco