SPS capacita cuidadores de idosos do Abrigo Olavo Bilac

11 de novembro de 2021 - 16:19 # # # # #


Mais ativos, mais antenados às tecnologias e cheios de disposição para aprender novas habilidades, os idosos já representam 14% da população brasileira e veem aumentar a expectativa de vida. Muitos ainda enfrentam grandes desafios para viver a terceira idade de forma saudável e precisam do olhar atento e integral do Estado. Assim, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está promovendo o Curso Capacitar para Cuidar, uma qualificação específica para cuidadores de idosos em instituições de longa permanência (ILPI). No Abrigo Olavo Bilac, 50 profissionais estão sendo capacitados para melhor atender os idosos acolhidos na unidade.

Para a titular da SPS, Socorro França, esses momentos de capacitação são fundamentais para reafirmar o compromisso com as pessoas acolhidas em abrigos institucionais. “Quando falamos em cuidado integral, estamos falando também desse cuidado que inicia na infância e chega aos idosos. E entendemos que reciclar nossos cuidadores, atualizá-los sobre esse ofício, sobre as especificidades de cuidar da pessoa idosa em acolhimento é essencial”, destaca.

A diretora do Abrigo, Quitéria Magalhães, destaca as especificidades e o significado deste curso. “Esse é um treinamento especial, um programa de formação voltado às necessidades de uma ILPI. É uma capacitação planejada, própria à realidade dos idosos, pensando na relação entre cuidadores e os acolhidos, e focado em um atendimento integral e personalizado”, ressalta. “Com mais esse curso, a instituição vai contar com profissionais e cuidadores 100% capacitados”, acrescenta.

Divididos em duas turmas, os cuidadores participam de aulas teóricas e práticas e dinâmica de grupo sobre o Estatuto do Idoso, cuidados essenciais com o ambiente, higiene, alimentação e nutrição seguras, terapia ocupacional, administração de medicamentos e atividades regulares do dia a dia. Recebem também instruções jurídicas sobre a politica de admissão e acolhimento do Abrigo, além de prevenção à Covid-19, primeiros socorros e assistências médica, odontológica, fisioterapêutica, fonoaudiológica e psicossocial.

“Esse curso está sendo muito bom, porque estamos conhecendo mais sobre as especialidades, detalhes de rotina e de certas deficiências naturais da idade, nutricionais, de saúde e assistenciais que eles enfrentam. Isso nos ajuda muito a melhorar nossa convivência e nosso cuidado com os idosos”, destaca a cuidadora Lucélia da Costa.

O curso envolve toda a equipe multidisciplinar que atua na Unidade, como dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermagem, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionistas, técnicos e cuidadores. “A convivência diária com idosos nos ensina a enxergar mais e melhor as necessidades e realidade desse segmento, que, no Abrigo, encontra cuidados, atenção e têm uma visibilidade maior”, complementa o cuidador João Romildo.

O Abrigo Olavo Bilac oferece regularmente atividades pedagógicas e lúdicas, educação física, artes e musicoterapia, além de proteção integral e cuidados especiais para a preservação da saúde física e emocional dos idosos. A unidade acolhe 73 idosos, entre homens e mulheres.