Vale Gás Social: Prefeituras recebem os tíquetes e já preparam entrega à população

14 de dezembro de 2021 - 17:03 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Foto: Helene Santos Thaynan Freitas

As famílias cearenses já começam a receber os tíquetes do Vale Gás Social esta semana. Isso porque a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, até amanhã (15), os 201.259 tíquetes às 184 prefeituras municipais. Criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia do coronavírus, o benefício foi transformado em política pública permanente, contemplando as famílias em situação de vulnerabilidade social, com recarga gratuita do botijão de gás, três vezes por ano.

“Que as mais de 201 mil famílias possam passar o Natal com o botijão recarregado, cheio de gás, cozinhando para seus filhos e familiares. Sempre tenho dito que o meu governo tem procurado olhar para os que mais precisam, os mais pobres e mais humildes. Esse é o papel do Estado”, ressaltou o governador Camilo Santana, durante sua conversa semanal com a população pelas redes sociais.

Nesta terça-feira, foram entregues cerca de 100 mil vales para 92 municípios das regiões do Cariri, Centro Sul, Maciço de Baturité, Metropolitana de Fortaleza e litorais Leste e Oeste. No segundo dia, 92 municípios das regiões dos sertões de Crateús, Inhamuns, Canindé, Sobral e Central, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte e Vale do Jaguaribe serão contemplados.

“Muitos municípios vieram buscar os tíquetes com todo um planejamento de distribuição às famílias de sua localidade. Temos certeza que os tíquetes chegarão no menor período possível à população”, observa a titular da SPS, Socorro França. “Sabemos que são tempos de dificuldade financeira e os gestores municipais compartilham conosco dessa urgência em ajudar as famílias cearenses”, completa.

“Esse benefício vai amenizar a vulnerabilidade social e nos confirma que é o Governo do Estado quem está dando as mãos aos que mais precisam. Isso dá segurança às pessoas. É muito bom saber que o Estado está comprometido com os mais vulneráveis”, corrobora o secretário de Assistência Social e Cidadania de Pentecoste, Cleyton Menezes, ao receber 1.270 vales, na manhã desta terça-feira. “O Vale Gás é mais um benefício que vai ajudar bastante às famílias. Vamos distribuir logo, amanhã, quinta e sexta-feira. A população está precisando e tem pressa”, acrescenta o prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, ao receber 688 vales.

Os tíquetes estão sendo entregues por técnicos da SPS para prefeitos, secretários e representantes municipais, na sede da pasta, em Fortaleza, das 8h às 16h. Serão beneficiadas as famílias do Cartão Mais Infância, os jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com renda per capita de até R$ 100,25. A cada edição do Vale Gás, as famílias contempladas receberão um tíquete para recarga.

A secretária do Trabalho e Assistência Social de Aurora, no Cariri, Ana Lúcia Gonçalves, também chegou cedo para receber os 471 vales destinados ao município. “Transformar a doação de Vale Gás em política social foi uma medida muita acertada do governador Camilo Santana, pois dará mais tranquilidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social do nosso município e do Ceará, sobretudo neste momento pandêmico”, declara.

“Com a pandemia, mais pessoas estão batendo à porta do Cras, da Prefeitura, em busca de auxílio. O vale vai amenizar essa situação”, complementa a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara, no Maciço de Baturité, Ana Cláudia dos Santos.

Desde o início da pandemia, mais de 500 mil famílias foram contempladas com o Vale-Gás Social, no Ceará, em 2020 e 2021.