Bullying na internet é tema do primeiro encontro Direitos Humanos em Debate

11 de fevereiro de 2022 - 09:09 # # # # #


Internet Segura x Cyberbullying é o tema de abertura do projeto Direitos Humanos em Debate, que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inicia no próximo dia 15, às 14 horas, pelo canal da SPS no YouTube. O primeiro debate objetiva conscientizar as pessoas sobre o uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias, promover os direitos humanos na internet e redes sociais, e alertar sobre a origem de novas formas de violência e bulllying nas mídias sociais: o cyberbullying.

A titular da SPS, Socorro França, que participa da abertura do encontro, destaca a importância de trazer o tema logo nas discussões iniciais do ciclo de debates. “Vivemos tempos difíceis, como muitas agressões, ameaças, desrespeito e fake news nas redes sociais. Precisamos alertar as pessoas que cyberbullying é crime, que a internet é um veículo fantástico de comunicação, mas que deve ser utilizada para promover a igualdade de direitos e a pluralidade de ideias, com respeito ao outro, independente de esse outro estar atrás de uma tela de computador”, destaca.

Organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), o ciclo de debates contemplará 12 rodas de conversas em torno de temas atuais, de datas e lutas pela igualdade, diversidade, democracia e direitos de todes a uma vida justa, digna e livre de preconceitos. A temática inicial é alusiva ao Dia Internacional da Internet Segura, celebrado em fevereiro.

Palestrante convidada, a jornalista e coordenadora-executiva do Intervozes, Iara Moura, fala das violências, da dificuldade e desigualdades de acesso à internet por populações rurais e periféricas, mais vulneráveis. “Quando falamos de internet segura, é importante pensarmos o quanto o direito à internet é hoje definidor para outros direitos, como acesso à educação, previdência social, trabalho, a exemplos do auxílio emergencial e à educação remota, nestes tempos de pandemia”, destaca.

E acrescenta, “como a internet não está imune às violências oriundas das desigualdades estruturais de raça, gênero, orientação sexual e classe, é preciso que grupos minorizados estejam cada vez mais preparados para usos autônomos e seguros da internet e das TICs, para contrapor a estas situações”.

Além da jornalista, participam do encontro a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lola Aronovich, e o diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará, delegado Edvando França. A coordenadora da COPDH/SPS, Bárbara Oliveira, será a mediadora.

“O ciclo de debates é mais um espaço de diálogo com a comunidade, especialistas e gestores públicos e privados, que lutam e trabalham temáticas variadas que perpassam os direitos humanos. Nosso propósito é fortalecer a agenda e a construção de políticas públicas de direitos humanos que atendam os anseios e preocupações da sociedade cearense”, complementa Bárbara Oliveira.

Programação

Nos próximos meses, serão debatidos temas como assédio no ambiente escolar, gordofobia e trabalho decente.

Serviço

Webinário Direitos Humanos em Debate
Tema: Internet segura x cyberbullying
Horário: 14 hs
Transmissão: Canal da SPS Youtube